Banca de DEFESA: JOSE UIBSON PEREIRA MORAES
18/02/2013 17:57
As TIC como facilitadoras da Aprendizagem Significativa no Ensino de Física.
TIC, Aprendizagem Significativa, Ensino de Física.
Partindo da realidade do ensino de física atualmente, e que este ensino em certas ocasiões é alvo de críticas, pensa-se então em como contribuir para a melhoria deste ensino. Com esta motivação busca-se com esta pesquisa compreender como o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação pode contribuir na mediação da Aprendizagem Significativa no ensino de física. Para tanto foi usado como suporte teórico a própria Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, além da Teoria de Educação de Novak e do modelo de ensino aprendizagem de Gowin. A partir de então foi aplicada a metodologia da pesquisa-ação. A coleta de dados obteve-se a partir de mapas conceituais criados pelos alunos, assim como anotações e gravações em áudio. Para a análise quantitativa dos mapas foi utilizada a pontuação sugerida por Gowin e Alvarez (2005), onde foi gerado um escore de cada mapa. Já para a análise qualitativa utilizou-se os níveis de classificação da Taxonomia de Cañas et al. (2006). A partir destas análises foram observados indícios de aprendizagem significativa atrelada a contribuição das TIC.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e