Banca de DEFESA: ELAINE DOS REIS SOEIRA
30/01/2013 14:23
MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA EaD: Percepções de tutores a distância.
Aprendizagem colaborativa; docência; educação a distância; mediação; tutores a distância.
Considerando a expansão da EaD via Internet no Brasil e a criação do cargo de tutor a distância, como profissional responsável por acompanhar o desenvolvimento das atividades desenvolvidas pelos estudantes nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, destacam-se algumas questões preocupantes, dentre as quais o afastamento entre a concepção de tutoria presente nas instituições e o exercício da docência. Por outro lado, há instituições que apesar de utilizarem a denominação tutor, os profissionais desempenham sua atividade docente sem estarem limitados ao “tarefismo” que cerceia o seu campo de ação, reforçando uma condição mais complexa: a precarização do trabalho docente. Para compreender como a docência é um elemento em construção nas práticas de tutoria a distância, foi desenvolveu-se esta pesquisa, dirigida a tutores de diversas instituições do país, com um recorte específico para a mediação da aprendizagem colaborativa, onde se pretendeu conhecer a percepção deles sobre a sua prática. Realizou-se uma pesquisa de cunho qualitativo, apoiada na Teoria das Representações Sociais, foram coletados dados através de questionário e entrevista, tornando possível identificar elementos que subsidiaram a compreensão do objeto de estudo. As principais conclusões foram: dentre os tutores há um consenso no que concerne à sua atuação como mediadores; a maioria dos tutores demonstram conhecer a metodologia da aprendizagem colaborativa, no entanto há instituições que não valorizam esta metodologia e falta formação para o seu emprego adequado; existem instituições que entendem as práticas de tutoria como uma atividade docente; há indícios de que os tutores a distância estão empreendendo ações que fortalecem a sua prática como atividade docente. Como desdobramento da pesquisa, entende-se que é relevante prosseguir a investigação acerca da docência nas práticas de tutoria a distância, inclusive como forma de fortalecer a profissionalização docente e também como desenvolver metodologias eficazes para o processo de aprendizagem na EaD.
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