Banca de DEFESA: LUANA SILVA BOAMORTE DE MATOS
28/01/2013 14:47
PATRIMÔNIO CULTURAL E EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DAS REPRESENTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO PATRIMONIAL DESENVOLVIDAS EM ARACAJU-SE (1985-1991)
Educação patrimonial; Patrimônio cultural; Representação; Cartilha João Santeiro; Viver Aracaju;
O objetivo neste estudo é analisar as representações que agentes culturais vinculados ao Estado fizeram sobre duas atividades educativas desenvolvidas em Aracaju, entre 1985 e 1991, com a finalidade de sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do patrimônio cultural: Cartilha João Santeiro e Viver Aracaju. Sob a perspectiva histórica, depoimentos coletados, fotografias, leis, decretos, ofícios, cartas patrimoniais, atividades elaboradas pelos alunos, livros e artigos científicos foram analisadas com o propósito de responder ao seguinte problema: quais as representações sobre patrimônio cultural e educação patrimonial foram possivelmente apropriadas pelos os agentes culturais responsáveis pela elaboração dos dois projetos, no período indicado? Como categorias de análise utilizei a ideia de representação e apropriação segundo Roger Chartier (1990; 2009) e campo de Pierre Bordieu (1989; 2000).
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