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PROF-CIAMB

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS AMBIENTAIS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ERICA LUEDY REGO
21/03/2024 12:03


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERICA LUEDY REGO
DATA: 27/03/2024
HORA: 13:30
LOCAL: LABCIAMB - Laboratório de Ciências Ambientais - Polo de Gestão(antiga secretaria do PROFCIAMB)
TÍTULO: SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA TRABALHAR NO ENSINO DAS CIÊNCIAS AMBIENTAIS
PALAVRAS-CHAVES: Sequência Didática; Educação Ambiental Crítica; Ciências Ambientai; Conflitos Socioambientais.
PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

Devido aos consideráveis conflitos socioambientais que se intensificaram nas décadas de 1960 e 1970, as Ciências Ambientais têm se dedicado ao desenvolvimento de métodos e estratégias para sensibilizar e promover a ampliação da responsabilidade socioambiental da sociedade por meio de processos educativos. Para tanto, tem-se como finalidade fomentar uma educação ambiental que, de maneira intrínseca, não apenas aborde a transformação cultural advinda das questões socioambientais, mas também considere a mudança social de forma abrangente. Com foco qualitativo, essa pesquisa tem como objetivo elaborar uma Sequência Didática para apoiar professores e educadores em Educação Ambiental e Ciências Ambientais. Uma Sequência Didática se diferencia de um plano de aula ao incorporar várias estratégias de ensino e estabelecer uma sequência para diferentes etapas do processo educacional. Este estudo tem o potencial de organizar o conhecimento, aprimorar atividades e promover a compreensão da perspectiva socioambiental. Assim, a Sequência Didática abordará a temática "Conflitos socioambientais nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável" e será disponibilizada como um Manual Digital gratuito para ser utilizado em ambientes formais e não formais de ensino. Como produto educacional, será elaborado um material didático que atue como ferramenta política e pedagógica na busca pela transformação socioambiental, oferecendo orientações para discussões sobre conflitos socioambientais e possíveis soluções. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica da produção científica relacionada à elaboração de sequências didáticas baseadas na abordagem teórica da Educação Ambiental Crítica, visando contribuir para o avanço do conhecimento em Educação Ambiental e Ciências Ambientais, além de promover ações sustentáveis impactando positivamente a saúde, educação e preservação do meio ambiente. De acordo com a natureza das fontes utilizadas para a abordagem e tratamento de seu objeto, essa pesquisa se caracteriza por básica ou bibliográfica. Em referência ao objeto de estudo, classifica-se como estudo bibliográfico tipo Estado da Arte e, consequentemente, traz dados quantificáveis – números, porcentagens –, embora constitua apenas o momento inicial da realização da pesquisa. Quanto aos procedimentos e técnicas a pesquisa será documental e bibliográfica, ou de fontes secundárias. Tais procedimentos são capazes de fornecer informações atualizadas, embasadas em estudos anteriores, e contribuir para a compreensão dos conceitos, teorias e abordagens críticas da Educação Ambiental. Também ajudam a identificar hiatos no conhecimento existente e a formular hipóteses embasadas, fortalecendo a qualidade da pesquisa. Os objetivos são exploratórios e descritivos, utilizando o Estado da Arte para revisão bibliográfica. Com relação a busca, foram encontradas 27 pesquisas sobre Sequência Didática, sendo a maioria (16) relacionadas a Educação Ambiental e apenas 2 a Educação Ambiental Crítica. Não se localizou pesquisas sobre Conflitos Socioambientais, podendo indicar possíveis lacunas na abordagem desses conflitos dentro do escopo do programa, o que ressalta a necessidade de ampliar o foco para incluir essa temática. Além disso, a falta de pesquisas nesse sentido destaca a importância de direcionar esforços para compreender e abordar os conflitos socioambientais dentro do contexto das Ciências Ambientais, visto que desempenham papel significativo na sustentabilidade e na interação entre sociedade e meio ambiente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2027131 - ROSANA DE OLIVEIRA SANTOS BATISTA
Interno - 004.790.345-75 - KATINEI SANTOS COSTA
Interno - 2999791 - SHIZIELE DE OLIVEIRA SHIMADA
Externo à Instituição - JANAINA COUVO TEIXEIRA MAIA DE AGUIAR

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