UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 30 de Novembro de 2021

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Aceito


PPGAGRI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E BIODIVERSIDADE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de DEFESA: JULIO CONSTANTINO JERÍ MOLINA
18/11/2021 10:37


Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIO CONSTANTINO JERÍ MOLINA
DATA: 30/11/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Remota via Google Meet
TÍTULO: Avaliação da qualidade e congelabilidade do sêmen de carneiros Santa Inês baseadas em índices bioclimáticos e ajustes no protocolo de congelação.
PALAVRAS-CHAVES: espermatogênese, estresse térmico, gema de ovo, viabilidade espermática
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
RESUMO:

A ovinocultura é uma atividade socioeconômica importante em países tropicais, mas sua produção no âmbito atual das mudanças climáticas depende da eficiência no manejo e uso de biotecnologias reprodutivas, neste sentido o estudo teve como objetivos: i) identificar a melhor época do ano para a colheita de sêmen natura a ser criopreservado e, ii) determinar o efeito da interação entre extensores e taxas de congelação sobre a qualidade do sêmen descongelado de carneiros. Foram estudadas as relações entre índices bioclimáticos que medem o estresse térmico e os parâmetros reprodutivos (PR) de carneiros criados no Nordeste brasileiro. Os índices de Temperatura e Umidade (ITU), Temperatura Equivalente (ITE), Temperatura de Globo Negro e Umidade (ITGU), e Conforto Térmico (ICT) foram calculados considerando o período prévio da espermatogênese (P45) e trânsito dos espermatozoides pelo epidídimo (P15), no primeiro (Q1), segundo (Q2) e terceiro (Q3) quadrimestre do ano. Os piores PR de cinética espermática foram encontrados no Q1 em relação a Q2 e Q3 (p<0.05). Todos os índices avaliados apresentaram relação antagônica com a maioria dos PR. O o ITGU e ICT apresentaram relação negativa com as velocidades curvilínea, linear e do percurso médio (VCL, VSL e VAP), e positiva com espermatozoides lentos no P45 e P15. O ITGU e ICT classificaram o ambiente de maneira mais coerente com o comportamento da cinética espermática, que foi afetada quando no P45 e P15 estes índices ficaram acima de 83 e 41 respectivamente, considerados níveis perigosos e de desconforto nos ovinos. Também foram estudados os efeitos da interação entre, extensores a base de lecitina de soja (LS) nas concentrações de 0,5 a 2,0% e de gema de ovo a 20% e, três taxas de congelação (TC) de 10, 20 e 60 °C/min sobre os parâmetros espermáticos (PE) no sêmen pós descongelação. As análises dos PE dentre elas sistema computorizado de análise de sêmen, a citometria de fluxo, e técnicas de fluorescência permitiram identificar que as amostras provenientes da interação gema de ovo a 20% e a taxa de congelação de 60 °C/min apresentaram maiores percentagens de espermatozoides com melhores parâmetros cinéticos, não-apoptóticos com membrana íntegra, não-capacitados, e menores com acrossomo reagido, desmostrando que esta interação protege melhor os espermatozoides no sêmen de carneiros submetidos a congelação. Com base nos resultados do estudo podem ser usadas estratégias de melhoria da qualidade do sêmen congelado de carneiros, colhendo-se e congelando-se o sêmen entre o segundo e terceiro quadrimestre do ano e utilizando-se o extensor a base de gema de ovo a 20% associado à taxa de congelação de 60 °C/min.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1645905 - ANSELMO DOMINGOS FERREIRA SANTOS
Presidente - 481.176.765-91 - HYMERSON COSTA AZEVEDO
Externo à Instituição - LARISSA PIRES BARBOSA
Externo à Instituição - RUI MACHADO
Externo à Instituição - SONY DIMAS BICUDO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16381-d9174a643d