UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Outubro de 2021


PPGAGRI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E BIODIVERSIDADE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: SWAMY ROCHA SIQUEIRA ABREU TAVARES
25/10/2021 15:10


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SWAMY ROCHA SIQUEIRA ABREU TAVARES
DATA: 08/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/sts-steb-kde
TÍTULO: Potencial inseticida de óleos essenciais de Syzygium aromaticum e Illicium verum sobre o percevejo-marrom: toxicidade dos compostos majoritários e seletividade aos inimigos naturais.
PALAVRAS-CHAVES: Platygastridae, inseticidas botânicos, agente de controle biológico, efeito subletal, parâmetros demográficos.
PÁGINAS: 99
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Euschistus heros (F.) (Hemiptera: Pentatomidae) é um importante sugador encontrado em plantios de soja e milho no Brasil, controlado com inseticidas sintéticos, que quando aplicados de maneira inadequada, podem causar severos prejuízos ao ambiente e ao homem, além de elecionar populações de fitófagos resistentes aos produtos químicos, ressurgência de pragas e redução de artrópodes benéficos. Diante disso, a tendência atual é a adoção de medidas baseadas no Manejo Integrado de Pragas (MIP) que visa adoção de várias estratégias de manejo, dessa forma, o uso de inseticidas de origem botânica podem ser uma alternativa aos inseticidas sintéticos devido a sua degradação rápida no ambiente. Os óleos essenciais e seus compostos majoritários, por exemplo, podem ser considerados importantes fontes para a formulação de novos inseticidas, uma vez que, existem relatos de compostos botânicos tóxicos a fitófagos e seletivos a organismos não-alvo. Por isso, os óleos essenciais e seus constituintes majoritários são promissoras fontes para a formulação de novos inseticidas e devem ser estudados. No entanto, mesmo em compostos de origem vegetal é necessário, antes da sua utilização em campo, realizar avaliações criteriosas sobre os seus efeitos no ambiente e em organismos benéficos. Os óleos essenciais de cravo-da-índia e anis estrelado são reconhecidos por suas atividades inseticidas para algumas espécies de insetos fitófagos, todavia, poucas são as informações sobre a toxicidade desse óleo sobre o percevejo e seus inimigos naturais. Assim, objetiva-se avaliar os efeitos do óleo essencial e seus respectivos compostos majoritários nos aspectos biológicos e comportamentais do percevejo e a seletividade ao parasitoide Telenomus podisi (A.) (Hymenoptera: Platygastridae).


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1692351 - LEANDRO BACCI
Interno - 660.044.622-68 - JEFFERSON ELIAS DA SILVA
Interno - 2241349 - ARIE FITZGERALD BLANK
Externo ao Programa - 1861452 - ANA PAULA ALBANO ARAUJO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16230-1430a575d5