UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Abril de 2024

PPGAGRI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E BIODIVERSIDADE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISTINA BANI CORRÊA
25/04/2024 13:57

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTINA BANI CORRÊA
DATA: 05/06/2024
LOCAL: SALA 2 do PPGAGRI, Campus Universitário da UFS
TÍTULO: Influência do ácido ascórbico no escurecimento e na cicatrização do inhame (Dioscorea spp.) minimamente processado
PALAVRAS-CHAVES: Dioscoreaceae, lignificação, dano mecânico.
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Os danos mecânicos interferem em fatores bioquímicos e fisiológicos do vegetalpromovendo o aumento da taxa respiratória, o desencadeamento de processos de oxidaçãopor via enzimática, além de promoverem respostas rápidas do vegetal no combate aodano, como a formação de barreiras estruturais no local da lesão. O objetivo do presentetrabalho é avaliar o efeito da aplicação do ácido ascórbico no escurecimento enzimáticoe na lignificação do inhame minimamente processado. O projeto será dividido em doisexperimentos. No experimento 1 serão avaliados o escurecimento enzimático e o processode lignificação do inhame minimamente processado. No experimento 2 será avaliada ainfluência de dano mecânico por impacto na qualidade do inhame minimamenteprocessado. Serão realizadas análises físico-químicas, análises enzimáticas relacionadasao escurecimento e ao processo de lignificação e análise microscópica para avaliação depossíveis alterações estruturais na superfície do vegetal. Os experimentos serão realizadosseguindo um delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2x4, onde oinhame minimamente processado será dividido em 3 seções (apical, medial e distal),submetido a tratamento com ácido ascórbico 1% (m/v) e um teste controle apenas comágua destilada e a coleta das amostras, para a realização das análises, será realizada emtriplicata nos tempos 0, 5, 10 e 15 dias.

Externo à Instituição - ADRIANO DO NASCIMENTO SIMOES
Interno - 1460010 - MARCELO AUGUSTO GUTIERREZ CARNELOSSI
Externo ao Programa - 2586933 - MARIA APARECIDA MOREIRA
Interno - 2208516 - ROBERTA PEREIRA MIRANDA FERNANDES