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PPGCAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS APLICADAS À SAÚDE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCIANE SOUZA DA SILVA
04/04/2024 09:15


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANE SOUZA DA SILVA
DATA: 23/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Campus Lagarto
TÍTULO: EFETIVIDADE DE INTERVENÇÃO EDUCATIVA NO AUTOCUIDADO DE PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA: UM ESTUDO PILOTO
PALAVRAS-CHAVES: insuficiência cardíaca; autocuidado; biomarcadores.
PÁGINAS: 94
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Enfermagem
SUBÁREA: Enfermagem Médico-Cirúrgica
RESUMO:

A insuficiência cardíaca (IC) é uma síndrome clínica complexa e multifatorial que impõe mudanças de hábitos de vida e a adoção de ações de autocuidado aos pacientes a fim de prevenir hospitalizações decorrentes da descompensação da doença e melhorar a qualidade de vida. O objetivo da pesquisa foi analisar o impacto da intervenção educativa no autocuidado e nos desfechos de pacientes com insuficiência cardíaca. Trata-se de um estudo piloto de um ensaio clínico randomizado realizado no período de setembro de 2022 a dezembro de 2023. A população foi composta por 51 pacientes diagnosticados com IC internados por descompensação do quadro clínico que foram acompanhados por dois meses por enfermeiros. As ações de autocuidado foram avaliadas pelo instrumento Self-Care of Heart Failure Index versão 6.2 e a mensuração da congestão realizada mediante a aplicação do escore clínico de congestão. O biomarcador cardíaco avaliado foi o NT-próBNP. A consulta de Enfermagem presencial foi realizada antes da alta hospitalar, 07, 30 e 60 dias após a alta para o grupo intervenção. Para o grupo controle, antes da alta e 60 dias após a alta hospitalar. Também houve ligação telefônica de acompanhamento para ambos os grupos. Os pacientes do grupo intervenção receberam orientações específicas para o autocuidado pelo enfermeiro pesquisador e o grupo controle recebeu as orientações de acordo com o protocolo de cada instituição. A análise estatística utilizou uma variedade de métodos estatísticos, incluindo o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney, o teste de Qui-Quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher, Equações de Estimações Generalizadas (GEE) com distribuição Binomial e função de ligação logit e ANOVA com Medida Repetida e medidas descritivas como mediana, intervalo interquartil, frequência absoluta e percentuais. As análises estatísticas foram realizadas utilizando o ambiente de programação R (versão 4.2.3) e aplicou-se um nível de significância de 5% em todos os testes. Observou-se que na última consulta, o escore de manutenção (p<0,001) e de confiança (p<0,001) no autocuidado foi maior no grupo intervenção. No entanto, o manejo do autocuidado não apresentou diferença significativa entre os grupos (p=0,332). Em relação aos dados de reinternação hospitalar e quanto ao efeito da intervenção na aferição do NT-proBNP quando comparado ao grupo controle entre a primeira e quarta consulta, não foi observado diferença significativa (p>0,05) entre os grupos. Em relação ao escore clínico de congestão pode-se observar que o grupo controle tem maior prevalência de congestos na última consulta de acompanhamento (23% vs 0% p=0,033) quando comparado ao grupo intervenção. Concluiu-se que os resultados encontrados neste teste piloto apontam para a efetividade da intervenção educativa na melhora do autocuidado e congestão dos pacientes com IC descompensada. Os dados até o momento são insuficientes para avaliar o impacto das orientações para o autocuidado nas reinternações e no prognóstico dos pacientes. Sendo assim, são necessárias pesquisas sobre a melhor forma de avaliar e estimular o autocuidado no âmbito da prestação de cuidados de enfermagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 828.039.355-20 - GRACE ANNE AZEVEDO DÓRIA
Interno - 2074362 - KELLY DA SILVA
Externo ao Programa - 3253450 - RITA DE CASSIA ALMEIDA VIEIRA
Externo ao Programa - 1120444 - JUSSIELY CUNHA OLIVEIRA
Externo à Instituição - ANGELA AMORIM DE ARAÚJO

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