Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA DE JESUS NASCIMENTO
28/11/2023 00:07
A proposta desse trabalho é desenvolver uma sequência didática sobre Energia Sustentável para alunos do 2º ano do Ensino Médio em aulas de Física, usando o ensino por investigação nos moldes do modelo instrucional dos 5E’s. Utilizaremos, como referencial teórico, as Estruturas Cognitivas de Jean Piaget e a Aprendizagem Significativa de David Ausubel, pois é importante o planejamento cuidadoso de uma sequência didática em que os alunos estabeleçam uma relação entre seus conhecimentos prévios e os novos conhecimentos e que o professor possa guiar o processo de explorar, explicar e elaborar de forma a alcançar os objetivos previstos no objeto de conhecimento e que serão analisados no processo de avaliação. A sequência didática proposta é composta inicialmente pelo engajamento a partir da abordagem sobre o tema energia e seu consumo, como ferramenta para promover a conscientização dos alunos para um consumo sustentável diante dos problemas de degradação do planeta, e percorre as etapas do modelo instrucional dos 5E’s usando atividades experimentais que permitem aos alunos explorarem fontes de energia sustentável.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2023 - UFRN v3.5.16 -r18858-e71bfb20fd