UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


PPGPF

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RAIANNY SANTANA RODRIGUES
19/03/2024 10:55


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAIANNY SANTANA RODRIGUES
DATA: 19/03/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 26, DFI
TÍTULO: MALHANDO COM A FÍSICA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DO CORPO HUMANO EM ATIVIDADES FÍSICAS.
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Física, Aprendizagem Significativa, Estática, Equilíbrio, Atividade Física
PÁGINAS: 51
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

Translator

A falta de um conteúdo atualizado e incapaz de discutir o cotidiano é um dos graves problemas enfrentados por professores no Ensino de Física do ensino médio, e que tem como consequência a perda de motivação por parte dos estudantes, vista à abordagem distanciada de assuntos que lhe interessam. O resultado é a fraca conexão feita pelos alunos entre o que é aprendido em sala de aula e o que é observado fora dela. Esse fato demonstra a necessidade de criação e inovação de conteúdos e metodologias que sejam capazes de contextualizar e permitir que os alunos desenvolvam a própria capacidade de observação e interpretação dos fenômenos. Diante dessa necessidade de unir atividades da vida cotidiana dos estudantes, e não só a deles, com os conteúdos de Física, propõe-se um produto com o objetivo de evidenciar as conexões entre conceitos da Física, principalmente da Estática, e os de Biologia, por meio da Biomecânica, e assim, através deles, explicar o funcionamento de algumas funções do corpo humano em exercícios físicos de baixo potencial lesivo feitos em academias de ginástica. Pretende-se criar uma sequência didática, que possa ser utilizada para orientar uma abordagem dos conteúdos de dinâmica e máquinas simples, através dos movimentos naturais e forçados do próprio corpo humano, e analisar o desempenho dos alunos nas aulas de Física via exercícios corporais, aplicando teorias do equilíbrio e dinâmica doscorpos rígidos. A sequência didática será baseada em uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS) associada a técnicas de análises de vídeos. Espera-se com o produto que os alunos absorvam os conceitos de Equilíbrio e Dinâmica dos corpos rígidos, que em geral são considerados complexos, e que consigam identificá-los no dia a dia. Além disso, pretende-se que as
metodologias utilizadas aproximem os conteúdos da Física de uma vivência dos alunos, no caso a musculação, fazendo com que eles compreendam os princípios físicos no estudo do movimento humano, estabelecendo a relação entre o sistema muscular esquelético da Biologiae os corpos rígidos da Física.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2582325 - SAMUEL RODRIGUES DE OLIVEIRA NETO
Interno - 1820503 - EDVALDO ALVES DE SOUZA JUNIOR
Interno - 159.506.278-57 - COCHIRAN PEREIRA DOS SANTOS

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf