Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO HUDSNEY SANTANA DE SOUZA
29/02/2024 11:41
Na maioria das vezes, a leitura de poesia nas práticas escolares se concentrana forma em detrimento do conteúdo. A falta de uma abordagem crítica edialógica no ensino da poesia resulta em uma compreensão limitada quenegligencia a análise de seus aspectos axiológicos no diálogo entreconsciências. Propomos, neste trabalho, uma experiência de leitura em umaabordagem ético-discursiva, com foco no livro “Terra Fértil” da poetisa JenyfferNascimento. A fim de compreender o processo de compreensão ativa na leiturade textos literários e a sua transposição didática, nossa pesquisa baseia-se nascontribuições teórico-metodológicas dos estudos de Bakhtin (1998, 2003, 2010)e Volóchinov (2017, 2019). Destacamos as seguintes categorias construídaspelo círculo de Bakhtin a ser transpostas para as aulas de leitura literária:compreensão ativa, relações dialógicas, centros de valores, heterodiscurso,acento apreciativo, autor criador, herói/personagem e leitor. Para realizar oprocesso de transposição didática nos apoiamos em Carvalho (2021, 2023)que propõe o estudo das capacidades de leitura ético-discursiva paraconstrução de percursos didáticos. Sendo assim, a pesquisa exploraprocedimentos didáticos no campo da leitura voltada para o domínio dascapacidades de ressignificação valorada dos enunciados reconfigurando o usodas categorias bakhtinianas. Sob a perspectiva do estudo de caso, essapesquisa tem como propósito relatar uma experiência de leitura com poemaJenyffer Nascimento a partir da construção de um percurso didático realizadaem uma classe de nono do ensino fundamental. A expectativa deste estudo é acontribuição para uma abordagem de leitura da poesia sob as dimensõeséticas, estética e discursiva. A partir da experiência empírica, proporemos umcaderno pedagógico com as atividades desenvolvidas na pesquisa.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf