UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

PROLETRASI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS - ITA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO HUDSNEY SANTANA DE SOUZA
29/02/2024 11:41

DISCENTE: HUGO HUDSNEY SANTANA DE SOUZA
DATA: 16/04/2024
LOCAL: online
TÍTULO: COMPREENSÃO ATIVA E RELAÇÕES DIALÓGICAS NA LEITURA DE POEMAS DA ESCRITORA JENYFFER NASCIMENTO
PALAVRAS-CHAVES: Capacidade de ressignificação valorada. Compreensão ativa. Estudos bakhtinianos. Leitura de poema. Poesia de Jenyffer Nascimento.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada

Na maioria das vezes, a leitura de poesia nas práticas escolares se concentrana forma em detrimento do conteúdo. A falta de uma abordagem crítica edialógica no ensino da poesia resulta em uma compreensão limitada quenegligencia a análise de seus aspectos axiológicos no diálogo entreconsciências. Propomos, neste trabalho, uma experiência de leitura em umaabordagem ético-discursiva, com foco no livro “Terra Fértil” da poetisa JenyfferNascimento. A fim de compreender o processo de compreensão ativa na leiturade textos literários e a sua transposição didática, nossa pesquisa baseia-se nascontribuições teórico-metodológicas dos estudos de Bakhtin (1998, 2003, 2010)e Volóchinov (2017, 2019). Destacamos as seguintes categorias construídaspelo círculo de Bakhtin a ser transpostas para as aulas de leitura literária:compreensão ativa, relações dialógicas, centros de valores, heterodiscurso,acento apreciativo, autor criador, herói/personagem e leitor. Para realizar oprocesso de transposição didática nos apoiamos em Carvalho (2021, 2023)que propõe o estudo das capacidades de leitura ético-discursiva paraconstrução de percursos didáticos. Sendo assim, a pesquisa exploraprocedimentos didáticos no campo da leitura voltada para o domínio dascapacidades de ressignificação valorada dos enunciados reconfigurando o usodas categorias bakhtinianas. Sob a perspectiva do estudo de caso, essapesquisa tem como propósito relatar uma experiência de leitura com poemaJenyffer Nascimento a partir da construção de um percurso didático realizadaem uma classe de nono do ensino fundamental. A expectativa deste estudo é acontribuição para uma abordagem de leitura da poesia sob as dimensõeséticas, estética e discursiva. A partir da experiência empírica, proporemos umcaderno pedagógico com as atividades desenvolvidas na pesquisa.

Presidente - 1625620 - JOSE RICARDO CARVALHO DA SILVA
Externo à Instituição - EULÁLIA LEURQUIN