UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

PPGCR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: ANTONIO PASSOS DE SOUZA
05/02/2024 16:08

DISCENTE: ANTONIO PASSOS DE SOUZA
DATA: 12/03/2024
LOCAL: banca remota - link a ser divulgado oportunamente
TÍTULO: A RESSONÂNCIA DO SER: CONTRIBUIÇÃO METODOLÓGICA PARA A PERCEPÇÃO DE SENTIDOS RELIGIOSOS EM CANÇÕES DE NOEL ROSA, LUPICÍNIO RODRIGUES E CAETANO VELOSO
PALAVRAS-CHAVES: Sentido religioso; Música Popular Brasileira; Linguagem simbólica; Mistério;Revelação.
ÁREA: Teologia
SUBÁREA: Teologia Sistemática

Esta dissertação propõe-se a contribuir para a expansão do alcance interpretativo na seara dos estudos voltados para a presença de sentidos religiosos em canções da música popular brasileira. Para tanto, encontra-se estruturada em três momentos: a) elaboração de um arco teórico instrumental; b) empreendimento de uma sucessão de reflexões metodológicas acerca do como fazer; e c) emprego demonstrativo do referencial teórico-metodológico na hermenêutica de quatro canções: Feitio de Oração (Vadico e Noel Rosa, 1933), Felicidade (Lupicínio Rodrigues, 1947), Minha Mulher (Caetano Veloso, 1975) e Pulsar (Caetano Veloso e Augusto de Campos, 1984). A articulação teórica proposta parte da teologia da cultura (Tillich) – um referencial consolidado no campo temático – em diálogo com a fenomenologia da religião (Eliade) e com mais algumas conceituações identificadas como aporte complementar: vindas das teorias do imaginário, filosofia e psicologia. Do ponto de vista metodológico algumas diretrizes evidenciaram-se como fundamentais no contexto da pesquisa: a opção por uma abordagem da unidade orgânica da canção (letra e música), a relevância da audição como procedimento hermenêutico e a abertura ao intuitivo como via cognitiva. Por esse caminho a dissertação sugere a configuração de uma contribuição dessemelhante oferecida pelas Ciências da Religião aos estudos sobre a música popular brasileira: o reconhecimento da experiência do mistério como força vital nas canções. Já o sentido religioso, de modo correspondente e ao ser encontrado como presença multidimensional entremeada em canções, é percebido como princípio substancial ou arquetípico, circulante na dinâmica entre imaginário e imaginação. Conclusivamente, buscou-se demonstrar nas quatro canções selecionadas um encontro potencialmente cintilante, com variação de intensidade, por todo o fenômeno música popular brasileira: uma experiência de comunhão com a ressonância do ser.

Presidente - 2133998 - CARLOS EDUARDO BRANDAO CALVANI
Interno - 3316721 - PERICLES MORAIS DE ANDRADE JUNIOR
Interno - 2116211 - JOE MARCAL GONCALVES DOS SANTOS
Externo à Instituição - ARNALDO ÉRICO HUFF JÚNIOR