UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Fevereiro de 2019


PPGCR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Lançamento de livro sobre protestantismo e Ciências da Religião sela trabalho em rede entre UFS e UFJF
06/02/2019 09:56


Grupos de pesquisa das duas instituições desenvolvem parceria em torno de leituras de obras clássicas das Ciências da Religião marcadas pela tradição teológica da Reforma Protestante que resultam em obra conjunta envolvendo pesquisadores de ambos Programas

 

 

Em 2016, os grupos de pesquisa NEPROTES (Núcleo de Estudos em Protestantismos e Teologias) e GPCOR (Grupo de Pesquisa Correlativos – estudos em Religião e Cultura), estimulados pelo tema da Reforma Protestante na Europa, cujos 500 anos seriam rememorados no ano seguinte, lançaram a proposta de compartilhar um programa concomitante de leituras de clássicos das Ciências da Religião. A ideia era aproveitar as alusões à data comemorativa para aprofundar o debate sobre as bases teóricas e a própria história da área de Ciências da Religião e sua constituição em nosso país.

 

Dessa proposta, surgiu a iniciativa de, em abril de 2017, realizar um evento, a fim de colher resultados dos estudos e trocas realizados nos meses anteriores em cada um dos grupos de pesquisa envolvidos. O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de abril, sob o tema De Lutero a Otto: perspectivas protestantes para a Ciência da Religião, em Juiz de Fora, MG, sob a coordenação do Prof. Dr. Arnaldo Érico Huff Jr. e a equipe do NEPROTES. Os dois dias de exposições e debates resultaram em uma rica experiência que, finalmente, está à disposição do público no lançamento do livro De Lutero a Otto: o protestantismo e a Ciência da Religião, pela editora da Universidade Federal de Sergipe.

 

Prefaciado pelo Prof. Dr. Etienne Alfred Higuet, a obra conta com nove capítulos contendo o texto final das conferências expostas por seus respectivos autores no evento. Os temas abordados tratam de identificar e problematizar a dívida histórica das Ciências da Religião (e da própria modernidade) com o protestantismo, bem como a relação tão debatida entre Ciências da Religião e Teologia e a recepção, nos estudos da religião, de obras de referências – entre Lutero, Melanchthon, Calvino, Kierkegaard e Otto. Na visão dos organizadores e autores, a obra deseja contribuir para os debates que têm animado a autocompreensão da área de Ciências da Religião e Teologia no Brasil e seu lugar no âmbito das Humanidades. 

 

Ademais, a publicação desta primeira edição é gratuita e está disponível exclusivamente em formato digital no site da Livraria da EdUFS (http://www.livraria.ufs.br/).

 

Fonte: Notícias do Portal da Anptecre

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2019 - UFRN v3.5.16 -r5620-789a6712b