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PPGCR

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DANILO AZEVEDO OLIVEIRA MARÇAL
10/04/2024 18:46


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANILO AZEVEDO OLIVEIRA MARÇAL
DATA: 11/04/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Didativa VII
TÍTULO: A DEUSA DOS ORIXÁS: CLARA NUNES O SOM DOS TERREIRROS DE UMBANDA E CANDOMBLÉ NOS PALCOS DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA
PALAVRAS-CHAVES: Clara Nunes; música; umbanda: candomblé: religiosidade.
PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Teologia
RESUMO:

Eete trabalho de pesquisa tem como alvo não apenas a carreira da artista Clara Nunes, mas sim entendermos como o surgimento de Clara Nunes para música popular brasileira tornou-se um marco histórico capaz de definir um marco temporal entre antes e depois de Clara Nunes.

O estudo da antropologia da cultura brasileira tem uma peculiaridade que atrai diversos pesquisadores pelo mundo, pois ela consegue transparecer a identidade do seu povo e com uma miscigenação única ao evidenciar a música brasileira com todos os seus ritmos e com arranjos instrumentais admirados por ser um estilo singular no mundo. Por estas razões, se fez necessário pesquisarmos a música brasileira que em muitas das vezes, apresenta características da liturgia da religião afro-brasileira, dos terreiros de umbanda e candomblé e com o tempo são inseridas nas manifestações populares e na musica popular brasileira-MPB. É perceptível que essas músicas muitas das vezes estão no subconsciente das pessoas e são repetidas sem ao menos saber qual o seu real significado, por se tratar de cultos aos orixás, rituais da religião africana e palavras em iorubá como também de elementos religiosos de umbanda e candomblé.

A artista anteriormente citada realizou essa difusão com maestria. As canções por ela interpretadas e gravadas, foram capazes de realizar a interação com os elementos religiosos e a musicalidade e sonoridades dos terreiros. É bem verdade que a Clara Nunes não era uma grande compositora mais era uma majestosa intérprete, pois foi em sua voz que vários compositores se eternizaram, tendo até hoje suas músicas regravadas por diversos artistas. Seu potencial vocal e sua performances em palco fez com que os compositores da época criassem músicas exclusivas para Clara Nunes, em sua grande maioria, exaltando a cultura negra e religiosidade.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 002.386.495-80 - ALEXANDRE DE JESUS DOS PRAZERES
Externo ao Programa - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Presidente - 1423843 - MARIA JEANE DOS SANTOS ALVES

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