UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

PROFLETRAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM LETRAS

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: SHEILA FABIANA DE SOUZA OLIVEIRA PAIVA
26/03/2024 15:55

DISCENTE: SHEILA FABIANA DE SOUZA OLIVEIRA PAIVA
DATA: 27/03/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/sandromarengo
TÍTULO: Manual de Cantigas Tradicionais na escola: Usos Tecnológicos e Educativos
PALAVRAS-CHAVES: Cantigas; Alfabetização; Consciência Fonológica.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística

As cantigas de roda têm raízes históricas profundas e fazem parte da tradição folclórica e musical de muitas culturas ao redor do mundo. Suas origens são difíceis de rastrear com precisão, pois essas canções muitas vezes foram transmitidas oralmente ao longo de gerações e podem ter evoluído ao longo do tempo (CASCUDO, 2006) Seu uso em sala de aula está bastante presente no componente curricular de Língua Portuguesa, principalmente no período correspondente à alfabetização, ou seja, nas séries iniciais da educação básica. O foco deste trabalho recaiu sobre as habilidades metalinguísticas relacionadas ao aprendizado inicial da leitura por meio de cantigas tradicionais de roda. Nosso objetivo foi construir um material didático com cantigas de rodas tradicionais que pudesse trabalhar a consciência fonológica dos alunos no ciclo da alfabetização. A pesquisa se desenvolveu em turmas de escolas públicas do povoado de Mirorós, em Ibipeba (BA). As atividades foram elaboradas em alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Além de um livro eletrônico de cantigas, também construímos um manual com possibilidades de exploração de atividades pelos professores da educação básica.

Externo à Instituição - ALEX FEITOSA OLIVEIRA
Interno - 2708694 - MARIA APARECIDA SILVA RIBEIRO
Presidente - 1490267 - SANDRO MARCIO DRUMOND ALVES MARENGO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf