UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

PRODONTO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: MÁRCIA LUCIANA CARREGOSA SANTANA
08/02/2024 10:46

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MÁRCIA LUCIANA CARREGOSA SANTANA
DATA: 09/02/2024
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, Didática VII SALA 202
TÍTULO: de EFEITO DA COR DO SUBSTRATO ADJACENTE E DO CLAREAMENTO DENTAL NO AJUSTE DE COR DE COMPÓSITOS MONOCROMÁTICOS
PALAVRAS-CHAVES: Palavras-chave: Potencial de ajuste de cor; Resinas compostas; Clareamento dental.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia
SUBÁREA: Materiais Odontológicos

Este estudo abrangente avaliou vários aspectos do ajuste de cor decompósitos monocromáticos, investigando o impacto da cor do substrato, da distância dainterface e das tonalidades circundantes nas discrepâncias de cor, bem como os efeitos doclareamento dental na correspondência de cor de restaurações desses compósitos. Trêsestudos foram realizados e padronizados. Para os estudos 1 e 2, dois compósitosmonocromáticos, Vittra APS Unique e Charisma Diamond One, e duas tonalidades decompósitos cromáticos Forma, A1 e A3, foram utilizados em amostras em forma de discosimples ou duplos, em que o compósito monocromático se encontrava no centrocircundado por outro na tonalidade A1 ou A3. Mensurações de cor foram realizadasusando espectrofotometria sobre fundos cinza, com avaliações adicionais usando umdispositivo de correção de luz e um smartfone equipado com filtro polarizador. Umsoftware de processamento de imagem converteu as cores para coordenadas CIELAB,facilitando a análise. O estudo 1 constatou que as discrepâncias de cor foraminfluenciadas pela proximidade com a interface do compósito, com as menoresdiscrepâncias observadas próximas à interface usando o compósito externo A1.Charisma Diamond One demonstrou capacidade de ajuste de cor superior em comparação com Vittra APS Unique. Além disso, o estudo explorou a eficácia de compósitos com potencial de ajuste de cor (PAC) em cenários clínicos desafiadores. Os efeitos das tonalidades circundantes e de fundo no PAC e na correspondência visual de cor foram avaliados para Vittra APS Unique e Charisma Diamond One. As amostras duplas com compósitos A1 ou A3, foram avaliadas em fundos cinza ou cromáticos da mesma tonalidade do compósito circundante. Os resultados do estudo 2 indicaram que ambos os compósitos monocromáticos apresentaram menores discrepâncias de cor quando comparados a A1 do que a A3. Os valores de PAC dos compósitos avaliados foram influenciados tanto pela tonalidade circundante quanto pela cor de fundo, com correspondências de cor deficientes observadas, exceto para Charisma Diamond One circundado por A1. Adicionalmente, o estudo 3 que avaliou os efeitos do clareamento dental na correspondência de cor de restaurações com compósitos monocromáticos. Cavidades circulares em molares íntegros foram restauradas com Charisma Diamond One ou compósitos Omnichroma, e mensurações de cor foram realizadas usando um smartfone e software de processamento de imagem antes e após os procedimentos de clareamento dental com peróxido de hidrogênio a 35%. As avaliações incluíram o índice de clareamento (WID) e as diferenças de cor CIELAB (ΔE00), juntamente com avaliações visuais. Enquanto as medidas instrumentais indicaram nenhum efeito significativo do clareamento dental na correspondência de cor, as avaliações visuais revelaram uma deterioração na correspondência de cor após o clareamento. Em conclusão, os resultados sugerem que: 1) a correspondência de cores entre os compósitos monocromáticos internos e os compósitos cromáticos circundantes foi em geral baixa, muitas vezes ficando abaixo das pontuações aceitáveis na análise visual; 2) ao investigar uma quantidade mais ampla de tonalidades de fundo, pode-se entender melhor como diferentes materiais respondem a vários cenários clínicos, ajudando a alcançar a correspondência de cores ideal para restaurações dentárias e; 3) apesar da avaliação por imagens das restaurações antes e após o procedimento de clareamento dental apresentarem efeito semelhante de correspondência de cor, a análise visual mostrou que a correspondência de cores foi comparativamente diminuída após os procedimentos de clareamento.

Presidente - 1776684 - ANDRE LUIS FARIA E SILVA
Externo ao Programa - 426368 - ROSA MARIA VIANA DE BRAGANCA GARCEZ