UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

PPGEF

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSUÉ CRUZ DOS SANTOS
07/03/2024 14:49

DISCENTE: JOSUÉ CRUZ DOS SANTOS
DATA: 14/03/2024
LOCAL:  https://meet.google.com/aqf-uveq-iuj
TÍTULO: Esteroides anabolizantes: análise de determinantes e percepção de risco para saúde em praticantes de fisiculturismo do Estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Fisiculturistas; hipertrofia; força; esteroides anabólicos androgênicos; efeitos colaterais; exercício de força; saúde e qualidade de vida
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO

Introdução: Os esteroides anabolizantes androgênicos (EAA) são derivados sintéticos da testosterona utilizados inicialmente para fins terapêuticos embora detentores de grande potencial no tratamento de diversas patologias, assumem caráter de risco diante do abuso. Atualmente, são empregadas de forma abusiva, para melhoria da performance no meio do fisiculturismo. Objetivo: O presente estudo objetiva avaliar o perfil socio-econômico-cultural e o estado da saúde dos fisiculturistas do Estado de Sergipe como também, avaliar o conhecimento dos fisiculturistas quanto aos possíveis riscos a saúde promovidos pelo uso excessivo de suplementos e/ou esteroides anabolizante. Métodos: Trata-se de estudo de caráter transversal, descritivo-analítico do tipo “survey” (pesquisa) inquérito, a população do estudo é do tipo finita e de conveniência. A amostra é composta de: indivíduos de ambos os sexos, maiores de 18 anos, autodeclarados como atletas de fisiculturismo que residiam no Estado de Sergipe/Brasil, participantes de competições regionais e/ou estaduais. Resultados: Como resultado, não foram identificadas associações significativas entre sexo (p=0,492), idade (p=0,460) e renda familiar (p=0,141) com a realização de acompanhamento médico. Entretanto, para as variáveis de grau de escolaridade e a presença ou ausência de acompanhamento médico, foi observada uma relação significativa (p=0,01). Cerca de 74,3% dos participantes relataram ter acompanhamento médico, enquanto 25,7% afirmaram não realizar tal acompanhamento, sendo que a maioria pertencia ao grupo com formação escolar superior completa. No que diz respeito ao uso de substâncias, os esteroides Sustanon 250 ou durateston, Decanoato de nandrolona (Deca ou Deca Durabolin) e Enantato de testosterona foram os mais mencionados pelos atletas. Quanto aos efeitos colaterais agudos, a acne foi relatada por 33,8% (n=20) dos participantes, seguida de irritabilidade com 32,1% (n=19) e alopecia (queda de cabelo) e nervosismo, ambos com 23,7% (n=14). Para os efeitos colaterais crônicos, os mais frequentemente relatados foram hipertensão arterial com 36,0% (n=9), patologia hepática com 28,0% (n=7) e câncer com 8,0% (n=2). Conclusão: destaca que o uso de esteroides anabolizantes (AAS) é amplamente disseminado entre os atletas, independentemente do seu perfil socioeconômico. É comum observar a combinação de dois ou mais tipos de AAS em conjunto, e o uso prolongado dessas substâncias é frequente. Diante disso, torna-se imperativo implementar campanhas de conscientização que abordem os efeitos adversos dos AAS no organismo, direcionadas tanto a atletas de alto desempenho quanto a atletas recreacionais. Essas iniciativas são essenciais para promover uma compreensão mais abrangente dos riscos associados ao uso de AAS e para incentivar práticas mais seguras e saudáveis dentro da comunidade esportiva.

Presidente - 967.295.625-87 - JYMMYS LOPES DOS SANTOS
Externo à Instituição - JOÃO ELIAKIM DOS SANTOS ARAUJO