Banca de DEFESA: PAMELLA MENEZES TEODOSIO
26/03/2024 15:04
A sustentabilidade vem ganhando espaço nas discussões de diversos setores, apresentando-se como uma maneira de reduzir os problemas ambientais, e a construção civil é um desses. Sendo assim, tornam-se necessários estudos que desenvolvam formas de realizar as atividades da construção com diminuição ou escassez destas ações degradantes. Em virtude disso, vem sendo discutida a economia circular. Como forma de inserção deste assunto no ambiente acadêmico, tanto para profissionais em formação quanto aos que já estão no mercado de trabalho, pode-se fazer uso de jogos, que funcionariam como uma ferramenta de metodologia ativa. Desta forma, esta pesquisa tem como objetivo construir e aplicar um jogo didático para o ensino da temática “Economia Circular na Gestão da Construção”. Para isso, foi desenvolvida um método baseado no Design Science Research, com Mapeamento Sistemático da Literatura, pesquisa bibliográfica, elaboração e aplicação de formulários durante observação indireta de jogos didáticos para maior conhecimento sobre os jogos de aprendizagem, como também a pesquisa de elementos essenciais para a construção de jogos deste tipo, elaboração de jogo, aplicação e validação do artefato. A parte final da metodologia consistiu na descrição do jogo desenvolvido, a aplicação do mesmo e de questionários pré e pós dinâmica para observação do processo de aprendizagem para os discentes e de ensino para os docentes. Acerca dos resultados, percebeu-se uma não consciência dos participantes sobre a questão dos resíduos e de ações que promovem a sua redução, bem como o foco na vitória sobrepondo a boa elaboração da atividade, além de diversas percepções que puderam ser absorvidas no período de observação que foram inseridas na construção do jogo. Esse processo permitiu a construção de um jogo didático conciliando o aprendizado da gestão da construção com a economia circular, fazendo o uso de blocos de montar com encaixe e que possa ser aplicado para treinamento ou ensino. A respeito da comparação entre os questionários antes e depois da dinâmica, pode-se perceber que alguns professores não compreendiam como o contexto da economia circular poderia estar presente na sua disciplina e, através do jogo, puderam compreender na prática. Quanto aos discentes, os questionários mostraram uma diferença de aproximadamente 30% nas respostas acerca do conhecimento dos R’s da sustentabilidade antes e depois do jogo, e de 50% quando comparado o entendimento sobre a economia circular. Sendo assim, os resultados apontam que o jogo contribuiu para a aprendizagem dos assuntos trabalhados pela economia circular, o que mostra a sua eficácia como ferramenta de metodologia ativa para o ensino. Espera-se então que possa ser incorporado no contexto acadêmico, bem como possa ser alterado para abordar novas disciplinas.
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