UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 23 de Outubro de 2020

PROEE

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de DEFESA: HENRIQUE SILVEIRA ALVES MARQUES
28/09/2020 23:07


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: HENRIQUE SILVEIRA ALVES MARQUES
DATA: 30/09/2020
HORA: 09:00
LOCAL: SALA ONLINE (MICROSOFT TEAMS)
TÍTULO: INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA E IRRADIÂNCIA NOS PARÂMETROS ELÉTRICOS DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS
PALAVRAS-CHAVES: Influência da Temperatura e Irradiância, Parâmetros Elétricos, Caracterização Curva I-V, Energia Fotovoltaica, Ponto Quente.
PÁGINAS: 178
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado apresenta um estudo realizado sobre a identificação dos parâmetros elétricos de módulo fotovoltaico através de curvas características medidas em condições climáticas reais, sob diversas condições de irradiância e temperatura. Para isso, propõem-se avaliar técnicas meta-heurísticas e analíticas, buscando qualificar as expressões que melhor representem fisicamente os parâmetros elétricos do modelo de um diodo. Esse estudo possibilitou a elaboração de uma nova proposta de solução realizando a união de técnicas analíticas e meta heurísticas. A solução é fundamentada em um algoritmo meta heurístico baseado em estratégia de otimização JAYA, resolvendo de forma implícita e integrada as diversas equações de correção da irradiância e temperatura. O método de solução, surgiu a partir da observação dos resultados obtidos para o mesmo conjunto de dados, com curvas I-V em diferentes condições de irradiância e temperatura, quando obtido por meio de uma solução sequencial e analítica das equações, e por meio da técnica meta heurística. A ideia principal do método proposto é unir o melhor das duas técnicas analisadas e confrontadas, além de permitir comparar e analisar os diferentes modelos apresentados na literatura. Além disso, ao final é realizado um estudo de caso e analisado a influência de pontos quentes na curva I-V e parâmetros elétricos do modelo de um diodo de módulos fotovoltaicos. Assim, as principais contribuições desta dissertação são: a possibilidade de avaliar os modelos que possuem maior relevância no problema de estimação dos parâmetros elétricos do modelo de um diodo. Obter os parâmetros elétricos e identificar a influência da temperatura e irradiância sob as curvas I-V e sob o comportamento dos parâmetros. Redução do RMSE entre a corrente medida e estimada através da aplicação do método proposto com relação aos trabalhos apresentados e discutido no estado da arte. Além de avaliar dos impactos de ponto quente sobre os módulos fotovoltaico e qual melhor representação da temperatura de operação do módulo quando este é submetido ao ponto quente.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1642131 - TARSO VILELA FERREIRA
Externo à Instituição - JAIR URBANETZ JUNIOR
Externo à Instituição - WESLEY DE ALMEIDA SOUTO
Externo à Instituição - PAULO CESAR MARQUES DE CARVALHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12712-85cc87cea5