UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente


PPGA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de DEFESA: SUELENE KÁTIA DE SOUZA SÁ
18/04/2024 13:26


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELENE KÁTIA DE SOUZA SÁ
DATA: 29/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala 402 didática VII
TÍTULO: AS NOVAS REDES SOCIOTÉCNICAS DA PUBLICIDADE DE SERGIPE: LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO DIGITAL.
PALAVRAS-CHAVES: Publicidade sergipana. Redes sociotécnicas. Espaço relacional da linguagem. Comunicação digital.
PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Antropologia
RESUMO:

Nesta dissertação, proponho analisar as dinâmicas e as transformações do afazer publicitário sergipano, através de uma abordagem atenta à configuração dos espaços relacionais e às redes formadas por coletivos humanos e não humanos no contexto da publicidade, a partir das interações entre os profissionais e seus públicos, e da participação dos objetos, artefatos, máquinas e técnicas na composição do social e no estabelecimento da ação comunicativa. Procuro analisar, em especial, as intensas e tensas transformações que a atividade publicitária tem enfrentado em suas práticas e relações nos últimos anos, impulsionadas pela crescente participação de tecnologias digitais e virtuais nos espaços de trabalho e na mediação entre os coletivos tradicionais que compõe a cultura publicitária, com consequências políticas e socioeconômicas para alguns atores, sempre dentro da lógica capitalista de produção. Para dar conta dessas dinâmicas relacionais, utilizo o conceito de redes sociotécnicas no campo da antropologia da ciência e da técnica, e o arcabouço teórico e epistemológico da escola chilena da biologia do conhecer, compreendendo a formação de sistemas sociais como a construção de realidades compartilhadas no espaço relacional da linguagem. Ao mesmo tempo, procuro seguir os atores, humanos ou não, que participam, no contexto publicitário sergipano, da gênese e da conservação dessas novas paisagens comuns, entendendo este estudo como uma contribuição para a discussão, no âmbito da antropologia, das especificidades da cultura publicitária, em especial no estado de Sergipe.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2146714 - HUMBERTO LUIZ GALUPO VIANNA
Interno - 1704664 - UGO MAIA ANDRADE
Interno - 1362715 - LUIZ GUSTAVO PEREIRA DE SOUZA CORREIA
Externo à Instituição - LAURA GUIMARÃES CORRÊA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19100-31f4b06bdf