Banca de DEFESA: SUELENE KÁTIA DE SOUZA SÁ
18/04/2024 13:26
Nesta dissertação, proponho analisar as dinâmicas e as transformações do afazer publicitário sergipano, através de uma abordagem atenta à configuração dos espaços relacionais e às redes formadas por coletivos humanos e não humanos no contexto da publicidade, a partir das interações entre os profissionais e seus públicos, e da participação dos objetos, artefatos, máquinas e técnicas na composição do social e no estabelecimento da ação comunicativa. Procuro analisar, em especial, as intensas e tensas transformações que a atividade publicitária tem enfrentado em suas práticas e relações nos últimos anos, impulsionadas pela crescente participação de tecnologias digitais e virtuais nos espaços de trabalho e na mediação entre os coletivos tradicionais que compõe a cultura publicitária, com consequências políticas e socioeconômicas para alguns atores, sempre dentro da lógica capitalista de produção. Para dar conta dessas dinâmicas relacionais, utilizo o conceito de redes sociotécnicas no campo da antropologia da ciência e da técnica, e o arcabouço teórico e epistemológico da escola chilena da biologia do conhecer, compreendendo a formação de sistemas sociais como a construção de realidades compartilhadas no espaço relacional da linguagem. Ao mesmo tempo, procuro seguir os atores, humanos ou não, que participam, no contexto publicitário sergipano, da gênese e da conservação dessas novas paisagens comuns, entendendo este estudo como uma contribuição para a discussão, no âmbito da antropologia, das especificidades da cultura publicitária, em especial no estado de Sergipe.
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