UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

PPGPSI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: MADALENA SOUZA DO ESPIRITO SANTO
19/03/2024 22:49

DISCENTE: MADALENA SOUZA DO ESPIRITO SANTO
DATA: 02/04/2024
LOCAL: meet
TÍTULO: A ESCUTA DO SINTOMA NA URGÊNCIA SUBJETIVA: EFEITOS DA PSICANÁLISE LACANIANA EM UMA UNIVERSIDADE
PALAVRAS-CHAVES: Urgência Subjetiva; Sintoma; Sinthoma; Psicanálise Lacaniana; Universidade.
ÁREA: Psicologia

A recomendação de Lacan é que os psicanalistas coloquem em seu horizonte a subjetividade de seu tempo. Nesse sentido, uma das formas de a Psicanálise Lacaniana responder a esse chamamento tem sido pelo viés da prática lacaniana nas instituições, sendo um deles a universidade. Dentre os dispositivos utilizados com este fim está o da urgência subjetiva, que objetiva a escuta imediata das urgências sintomáticas do sujeito na atualidade. Este estudo é um ensaio teórico-clínico e objetiva investigar possíveis efeitos da Psicanálise Lacaniana em uma universidade, a partir da escuta do sintoma das urgências subjetivas. O primeiro capítulo apresenta o percurso metodológico, que consistiu em uma pesquisa em psicanálise sobre a noção de sintoma na obra de Freud como fontes primárias e em textos de psicanalistas contemporâneos como fontes secundárias. Realizamos um levantamento bibliográfico por meios eletrônicos em duas bases de dados: Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) e Google Acadêmico. O segundo capítulo apresenta um ensaio sobre a noção de sintoma em Freud, fazendo um percurso cronológico em alguns textos pré-psicanalíticos e em sua primeira e segunda tópicas. Nos textos pré-psicanalíticos, ressalta o estudo sobre a neurose a partir do escrito de Charcot, realçando os primeiros cinco casos acompanhados por Freud. Assim, é preciso destacar o percurso da criação do método psicanalítico, e a importância da interpretação do analista. No estudo da psicose extraordinária, apontamos a importância das sutilezas da interpretação de um caso, através da análise do livro de Schreber por Freud, considerando uma questão preliminar à obra de Jacques Lacan. Finalmente, no terceiro capítulo, destacamos alguns passos sobre a passagem do estudo do sintoma ao sinthoma, associado ao binarismo estrutural (neurose e psicose) em Freud nos casos Katharina e Schreber, incluindo um caso de psicose ordinária, localizado em um Projeto específico de intervenção no Serviço de Psicologia Aplicada da Universidade Federal de Sergipe. Utilizamos vinhetas clínicas na discussão dos casos, finalizando com dois tópicos: a escuta do sintoma na urgência subjetiva e a posição do analista, como parceiro-sinthoma na urgência subjetiva.

Interno - 1542106 - DANIEL MENEZES COELHO
Externo à Instituição - DENISE MARIA BARRETO COUTINHO
Presidente - 1313509 - ROGERIO DA SILVA PAES HENRIQUES

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf