UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

PEQ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: CLÁUDIA DE AQUINO SILVA
14/04/2024 08:00

DISCENTE: CLÁUDIA DE AQUINO SILVA
DATA: 08/05/2024
LOCAL: Sala de reuniões do PEQ
TÍTULO: Estudo da decomposição catalítica de polietileno tereftalato (PET) utilizando catalisadores zeolíticos com estruturas hierárquicas de poros
PALAVRAS-CHAVES: HZSM-12, hiarquização, pirólise, PET
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Química
SUBÁREA: Tecnologia Química

O polietileno tereftalato (PET) é conhecido como um polímero amplamente utilizado pelas indústrias por apresentar propriedades físico-químicas adequadas, como resistência mecânica, impermeabilidade, leveza, transparência, entre outras. As diversas aplicações e seu baixo custo ocasionaram um aumento na produção mundial de PET e consequentemente um aumento na geração de resíduos. A zeólita HZSM-12 é um catalisador com uma estrutura de poros composta por um sistema tubular unidimensional constituída por anéis de doze membros, formando diâmetros de poros variando entre 5,5 e 6,2 Å. Devido a sua porosidade, a HZSM-12 possui uma elevada seletividade de forma, o que limita a difusão de reagentes e produtos de maior diâmetro cinético do que seus poros, diminuindo sua atividade catalítica em alguns processos. Uma forma de maximizar o desempenho catalítico é proporcionar o encurtamento do caminho de difusão através da introdução de porosidade secundária. Por se tratar de uma zeólita rica em sílica, a geração de mesoporos na HZSM-12 pode ser feita pela técnica de dessilicação, que se baseia na remoção seletiva de átomos de silício da estrutura zeolítica através de um tratamento alcalino. Neste trabalho, catalisadores com estrutura hierárquica de poros (HZSM-12(H1) e HZSM-12(H2)) foram obtidos via dessilicação da zeólita HZSM-12 microporosa por tratamento alcalino. Os catalisadores foram caracterizados por Difratometria de Raios X e (DRX) e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV) visando aplicação na reação de decomposição catalítica do PET. Os ensaios de pirólise térmica e catalítica do PET foram realizados via termogravimetria (TG) utilizando misturas de um recipiente plástico comercial pulverizado (garrafa PET) e as zeólitas HZSM-12, HZSM-12(H1) e HZSM-12(H2), numa proporção em massa de 30% zeólita e 70% PET, com taxas de aquecimento de 5, 10 e 15ºC/min. Os resultados indicam que a presença dos catalisadores zeolíticos nas reações de pirólise do PET ocasionou uma sensível redução nas temperaturas iniciais degradação do polímero. A energia de ativação para a pirólise do PET foi determinada pelo método de Vyazovkin e Goryachko. A presença das zeólitas no geral ocasionou uma diminuição na energia de ativação para a decomposição do PET em relação ao PET puro, sendo que a amostra HZSM-12(H1) apresentou melhores resultados com a diminuição da energia necessária para o processo de degradação do PET e dessa forma os resultados apontam que a produção do material formado pela zeólita HZSM-12 com estrutura hierárquica de poros pode ser uma alternativa para gerar um aumento da atividade catalítica no processo de conversão do PET.

Presidente - 1515782 - MARCELO JOSE BARROS DE SOUZA
Interno - 1307447 - PAULO HENRIQUE LEITE QUINTELA
Externo ao Programa - 2555266 - ANNE MICHELLE GARRIDO PEDROSA DE SOUZA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19072-44d7c5951a