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PPGECIMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de DEFESA: WILLIAM JOAQUIM SANTOS DE SANTANA
05/04/2024 11:11


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WILLIAM JOAQUIM SANTOS DE SANTANA
DATA: 05/04/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula - Didática VII (a confirmar)
TÍTULO: A NOÇÃO DE ECOLOGIA DO OBJETO QUADRILÁTERO: UM ESTUDO A PARTIR DAS TRÊS DIMENSÕES DO PROBLEMA DIDÁTICO
PALAVRAS-CHAVES: Anos finais do ensino fundamental. Dimensões do problema didático. Ecologia do didático. Quadriláteros.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

Neste estudo, o foco está direcionado para o objeto quadrilátero, explorando-o sob a ótica da ecologia do didático, conceito integrante de uma das principais teorias desenvolvidas por Yves Chevallard, a Teoria Antropológica do Ensino (TAD). Para tanto, definiu-se como questão de pesquisa: Como o objeto quadrilátero é abordado nos documentos curriculares e livros didáticos de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, considerando as três dimensões fundamentais do problema didático apoiadas pela Teoria Antropológica do Didático (TAD)? Para respondê-la, delineou-se a natureza da pesquisa como qualitativa e com uma abordagem bibliográfica a partir dos seguintes objetivos: Caracterizar pesquisas que abordem o estudo de quadriláteros em documentos oficiais e/ou livros didáticos de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental, preferencialmente, sob a perspectiva Ecológica do Didático; Averiguar como o objeto quadrilátero está presente nos documentos oficiais (PCN, BNCC, PNLD); Analisar as praxeologias presentes no objeto quadrilátero de duas coleções de livros didáticos de Matemática dos anos finais do ensino fundamental, entre aquelas que apresentaram maior frequência de aprovação dos PNLD’s no período compreendido entre 2002 a 2020. Assim, são apresentadas as três dimensões fundamentais do problema didático, enunciada por Gascón (2011). A dimensão epistemológica, utilizamos o estudo realizado por Cuellar (2021), apropriando-se do seu modelo epistemológico de referência (MER) no qual possibilita um amplo estudo do objeto. A dimensão econômica, traçou-se um sucinto panorama acerca do ensino da geometria no Brasil, examinando a maneira como o objeto quadrilátero é abordado nos documentos curriculares, levando à formulação de um modelo epistemológico dominante (MED). A dimensão ecológica, são discutidas as condições e restrições encontradas no ensino do objeto quadrilátero, com o intuito de elucidar um modelo praxeológico de referência (MPR) para esse objeto. Modelo este que poderá ser empregado em pesquisas futuras para analisar as práticas docentes ao ensinar um conhecimento específico relacionado ao objeto quadrilátero.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2223284 - DENIZE DA SILVA SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA

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