UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

PPGECIMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: ELISSON LIMA SANTOS
21/03/2024 09:19

DISCENTE: ELISSON LIMA SANTOS
DATA: 26/03/2024
LOCAL: Campus São Cristóvão, Didática VII, Sala 408B
TÍTULO: Transcrevivências: crítica à colonialidade em ambientes educacionais formais
PALAVRAS-CHAVES: Escrevivências. Raça. Gênero. Sexualidade.

Ao (res)suscitar e refletir sobre minhas memórias dos tempos de infância até aatualidade, principalmente, dentro do contexto dos ambientes da educação formalbrasileira, tanto como educande da Educação Básica (EB) e do Ensino Superior (ES), talcomo educadore da Educação Básica, notamos que (n)esses espaços, em que meu corpopreto transviado foi mutilado, educam e perpetuam, seja pelo corpo discente quanto pelodocente e demais pessoas da comunidade escolar, as violências moderno-coloniaisatravés da educação. Dessa forma, enfurecide e direcionando críticas sobre tal questão,com a presente pesquisa tenho como objetivo promover uma análise transcrevivenciadaque suscite transgressões com os processos educativos violentos gerados,(re)produzidos e perpetuados pela colonialidade em ambientes formais de educação.Para tal, tenho como base o conceito de escrevivências gerado por Conceição Evaristopara elaborar uma análise focada na crítica, em diálogo com os meus paraquedas oureferenciais teóricos, aos processos educativos modernos e coloniais. Com isso, apontoe transgrido com as violências voltadas às corporeidades que fogem às normas degênero, sexualidades e raciais dentro dos espaços educativos formais brasileiros.

Presidente - 1212624 - EDINÉIA TAVARES LOPES
Externo à Instituição - KATUCHA BENTO
Interno - 1545817 - MARIA BATISTA LIMA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf