UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

PPGECIMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: DAIANE PEREIRA SANTOS SOUZA
17/04/2024 13:47

DISCENTE: DAIANE PEREIRA SANTOS SOUZA
DATA: 29/04/2024
LOCAL: Sala de aula - Didática VII (a confirmar)
TÍTULO: CIÊNCIA NO YOUTUBE® UMA ANÁLISE DO POTENCIAL DE VÍDEOS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONTEÚDO SOBRE ENERGIA ELÉTRICA
PALAVRAS-CHAVES: YouTube®. Alfabetização Científica. Critério. Física.
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

De modo geral, a tecnologia proporcionou ao mundo uma melhor qualidade de vida e, em especial na educação, onde tem se destacado como uma forte aliada, desempenhando um papel fundamental ao ampliar os horizontes da sala de aula e promovendo mudanças significativas nas formas de ensinar e aprender. Os artefatos digitais, em particular, têm facilitado a disseminação do conhecimento a respeito de ciência e contribuído para a alfabetização científica da sociedade. O YouTube®, como uma plataforma educacional digital, tem proporcionado acesso livre e democrático ao conhecimento em diversas áreas, inclusive para o público leigo em ciência, possibilitando o aprendizado em períodos e espaços fora do contexto escolar, auxiliando na compreensão de conceitos complexos. Diante desse cenário, surge a importância de discutir sobre conteúdos científicos compartilhados a partir das mídias digitais, especialmente no que diz respeito aos vídeos educacionais. Nesse contexto, o presente estudo propõe investigar as potencialidades de vídeos sobre ciência do YouTube® como ferramenta para a alfabetização científica de estudantes e do público não especializado, com ênfase na compreensão de conceitos relacionados à energia elétrica. Esta pesquisa baseia-se em trabalhos anteriores a respeito de educação científica, incluindo pesquisas de Attico Chassot e Wildson L. P. Santos, além das ideias de atualização do Ensino de Física propostas por Marco Antonio Moreira. Utilizando uma abordagem qualitativa com caráter Netnográfico, o processo de coleta de dados constituiu na seleção de vídeos do YouTube® utilizando como palavra – chave os termos “Energia elétrica.” A análise dos dados foi conduzida com base nos critérios avaliativos estabelecidos pelos estudos de Luiz Fernando Gomes. Os resultados obtidos destacam relevância nos critérios de seleção indicados, apresentando uma estratégia eficaz para professores e alunos ter acesso a conteúdo de qualidade e poder aprimorar seu conhecimento científico.

Presidente - 843.959.827-00 - MYRNA FRIEDERICHS LANDIM DE SOUZA
Interno - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Externo à Instituição - CARLONEY ALVES DE OLIVEIRA