Nota do Departamento de Teatro a respeito da Eleição para Direção do CECH
26/05/2021 16:43
O Conselho do Departamento de Teatro (DTE), reunido no dia 26 de maio de 2021, manifesta por meio desta, sua indignação com o ataque à democracia representativa ocorrido na eleição indireta à chefia do Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que ocorreu na reunião do Colégio Eleitoral do CECH em 20 de maio de 2021.
Enquanto conselheiros do DTE, professores e discentes, manifestamos nossos votos na pesquisa/consulta junto à comunidade acadêmica nos dias 13 e 14 de maio para nossos representantes tomarem como orientação a ser seguida na eleição da diretoria e vice-diretoria do CECH para o quadriênio 2021-2024.
Nessa pesquisa, a Chapa 2 (professores Silvana Bretas e Marcos Balieiro) obteve 610 e votos e a Chapa 1 (professores Ana Leal e José Mário Aleluia), 218, diferença de votos expressiva inclusive com os pesos paritários entre as categorias docentes, técnicos e discentes.
Diante disso, qual o sentido dos representantes no Colégio Eleitoral não terem referendado o desejo da comunidade acadêmica expresso na pesquisa/consulta pública? A pesquisa/consulta de 2021 foi tão representativa quanto a anterior, que conduziu ao cargo a atual direção, inclusive com amplo espaço de divulgação das propostas para as chapas nos espaços remotos de aulas e reuniões. Estranhamos, portanto, que metade do Colégio Eleitoral não tenha visto qualquer problema em afrontar o resultado.
Essa conduta de parte dos representantes de não atender às expectativas da comunidade acadêmica do CECH no Colégio Eleitoral provocou uma situação inusitada. Por um voto, a professora Silvana Bretas foi eleita em primeiro lugar para a lista tríplice ao cargo de chefia do CECH e, por ter ocorrido empate na eleição à vice chefia e por uma interpretação do estatuto da UFS, o professor José Mario Aleluia foi indicado para compor o primeiro lugar da lista tríplice para o cargo de vice-chefia. Causou-nos espanto o Colégio Eleitoral não ter respeitado a consulta, pois não foi essa composição que venceu a eleição direta referendada na pesquisa/consulta à comunidade acadêmica do CECH.
Lamentamos a conduta daqueles conselheiros representantes da comunidade interna do CECH que votaram contra a consulta. São diretamente responsáveis por colocar o CECH como um Centro pouco afeito à Democracia. Isso é particularmente grave quando lembramos que somos o CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS, que é, justamente, aquele em que conceitos como democracia e legitimidade são (ou deveriam ser) uma conduta condizente com o discurso.
Tendo em vista essas considerações, temos a expectativa que a decisão do reitor Valter Joviniano de Santana Filho para a diretoria e a vice-diretoria do CECH seja feita de acordo com o que foi expresso pela comunidade na pesquisa pública : Silvana Bretas como diretora e Marcos Balieiro como vice-diretor do CECH.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2023 - UFRN v3.5.16 -r18866-4f687a39ba