UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

CONVITE: MINICURSO - DICÇÃO LÍRICA PARA O CANTO
03/09/2021 18:49

CONVITE: MINICURSO - DICÇÃO LÍRICA PARA O CANTO

Prezados,

A pedido da Profa. Aline , encaminho a mensagem de convite para participar do Minicurso “Dicção Lírica para o Canto” no período de 17 a 24 de setembro. O ministrante será o Prof. John Kennedy Pereira de Castro.

Assuntos que serão abordados no minicurso:

Segue informações do ministrante:

JOHN DE CASTRO (John Kennedy Pereira de Castro)

Natural de Campos Sales – CE, iniciou seus estudos no canto lírico com a professora e cantora Fátima de Brito da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É doutor em música pela Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG  2017. Possui Mestrado em Artes pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) no Programa de Música da Universidade de São Paulo (USP) 2010. Possui Especialização em Performance - Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) 2002. Possui Graduação em Música - Bacharelado em Canto pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP) 2002, onde teve como orientadora a professora e cantora lírica Denise Sartori. Possui Bacharelado em Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) 1993 e Licenciatura Curta em Ciências pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) 1988.  É professor efetivo da área de Canto no Curso de Graduação em Música - Bacharelado em Canto do Departamento de Música e Artes Cênicas (DMC) e professor permanente do Mestrado em Música - Programa de Pós-Graduação em Música PMU da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Tem experiência na área de Artes, Música, com ênfase em Canto, atuando principalmente nos seguintes temas: técnica vocal, interpretação de repertório vocal, ópera, canção de câmara brasileira e estrangeira.

Cordialmente,

Profa. Mackely Ribeiro Borges
Chefe do DMU-UFS

Prezados,

Assuntos que serão abordados no minicurso:
Uso do Alfabeto Fonético Internacional (International Phonetic Alphabet - IPA) como ferramenta à transcrição e leitura de textos cantados nas línguas italiana, francesa, alemã, espanhola e inglesa. Exposição dos símbolos fonéticos (alofones) com as devidas realizações sonoras correspondentes e aplicação prática destes à leitura e prática cantada de canções nas línguas em estudo.Para se inscrever basta acessar o site https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/extensao/paginaListaPeriodosInscricoesAtividadesPublico.jsf?aba=p-extensao e na página selecionar “Dicção Lírica para o canto”.

Segue informações do ministrante:
JOHN DE CASTRO (John Kennedy Pereira de Castro)

Cordialmente,
Profa. Mackely Ribeiro Borges