UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

PPGEO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: ANTONY DAVID DE JESUS SANTOS
18/03/2024 10:32

DISCENTE: ANTONY DAVID DE JESUS SANTOS
DATA: 02/04/2024
LOCAL: Sala 402, Didática VII
TÍTULO: Dinâmica das Águas no Sistema Ambiental Urbano da Cidade de Itabaiana-SE
PALAVRAS-CHAVES: Urbanização; Impactos socioambientais; Corpos hídricos urbanos; Alagamentos; Inundações.
ÁREA: Geografia
SUBÁREA: Geografia Regional
ESPECIALIDADE: Análise Regional

O crescimento acelerado das cidades é uma condição notada em todo o globo. A urbanização tem se empenhado em ocupar todo e qualquer espaço disponível do perímetro urbano das cidades como fruto do relevante aumento do número de pessoas vivendo nos sítios urbanos, que já somam cerca de 80% da população. Com a significativa conta de pessoas exercendo suas inter-relações no espaço, se torna possível também observar um número cada vez maior de impactos socioambientais nas cidades, sobretudo referentes ao sistema hídrico ambiental urbano como alagamentos, enchentes e inundações, provenientes principalmente do modo de organização do espaço urbano e suas interferências no sistema ambiental em bacias hidrográficas urbanizadas. Frente a isso, percebeu-se que a rápida expansão urbana que ocorreu em Itabaiana-SE em meados do século XX, e que perdura até o presente momento, trouxe consigo diversos impactos socioambientais na perspectiva hídrica, que se materializa, em especial, através dos impactos mencionados e que são vivenciados com frequência pela população e noticiados pela mídia local. Assim, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a dinâmica hídrica no Sistema Ambiental Urbano na cidade de Itabaiana. Como objetivos específicos, pretende-se configurar a evolução do espaço urbano municipal; identificar os condicionantes geoambientais e a ocorrência de eventos pluviométricos extremos no recorte espacial em estudo entre 2000 e 2021; caracterizar o Sistema Ambiental Urbano (S.A.U.) de Itabaiana. Com o intuito de abarcar a totalidade das relações socioambientais ocorrentes no recorte de estudo, optou-se por ancorar a análise na proposta metodológica da Teoria Geral dos Sistemas, o que permitirá compreender de maneira integrada a gênese dos impactos socioambientais e as possíveis formas de resolução de tais infortúnios. A metodologia da pesquisa está apoiada sob o prisma da espacialidade e da temporalidade, voltada a análise documental, empírica e bibliográfica, o que forneceu dados para o desenvolvimento da investigação científica no âmbito da dinâmica socioambiental de maneira integrada. Desse modo, a pesquisa seguiu as seguintes etapas de procedimentos: Delimitação da área de estudo; Leituras de produções científicas acerca da evolução urbana local e problemáticas socioambientais; Levantamento de dados geoambientais; Trabalhos de campo; Elaboração do Sistema Ambiental Urbano de Itabaiana. Como conclusão, notou-se que o processo de expansão urbana, associado ao descarte incorreto de resíduos sólidos, corroboram para a ocorrência de impactos socioambientais voltados as águas na cidade.

Presidente - 3313144 - MARCIA ELIANE SILVA CARVALHO
Interno - 103.925.055-68 - JOSEFA ELIANE SANTANA DE SIQUEIRA PINTO
Externo ao Programa - 1116155 - LARISSA MONTEIRO RAFAEL

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf