UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 25 de Outubro de 2020

PPGED

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de DEFESA: JULITA BATISTA DA CRUZ LOPES
20/10/2020 10:49


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULITA BATISTA DA CRUZ LOPES
DATA: 03/11/2020
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/dyc-bsfb-tgf
TÍTULO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E ENSINO HÍBRIDO: perspectivas e desafios na educação superior
PALAVRAS-CHAVES: Aprendizagens. Ensino híbrido. Formação de professores. Interfaces.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
RESUMO:

Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar as potencialidades e os limites do ensino híbrido na formação inicial dos licenciandos dos cursos de Letras, Pedagogia e Química de uma Instituição de Ensino Superior particular, com vistas à identificação de interfaces interativas. Parte-se do pressuposto de que os cursos de licenciatura podem desenvolver conhecimentos e habilidades, atitudes e valores, nos futuros professores, que lhes permitam (re)construir seus próprios saberes e fazeres dentro da cultura do hibridismo e da multimodalidade ante uma educação como prática social, que forma sujeitos desde o ensinar e o aprender numa perspectiva de coexistência. Além disso, justifica-se este estudo o fato de a sociedade contemporânea viver imersa em um cenário de tecnologias digitais e em rede, sendo relevante à área de educação acompanhar os avanços dentro de uma configuração sociocultural em que se vive. A formação inicial de professores situa-se no centro dos debates acerca da profissionalização e valorização docente. Trata-se de uma investigação qualitativa, quanto à natureza dos dados, a partir da aplicação de um questionário aos 45 estudantes de licenciaturas durante as aulas nas disciplinas de Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação; Práticas Pedagógicas – Tecnologias e Inovações Digitais para o Ensino, no segundo semestre letivo de 2019. Os resultados possibilitaram uma análise sobre a utilização das tecnologias digitais no contexto da abordagem híbrida, com vistas à promoção de mudanças na educação superior diante de metodologias diferenciadas que permitem a ressignificação de aprendizagens colaborativas. Percebeu-se, ainda, a necessidade de uma formação baseada na reflexão-ação-reflexão, que respalde a (re)construção de itinerâncias (auto)formativas nos espaços híbridos e multimodais das instituições de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Externo à Instituição - SÉRGIO CRESPO COELHO DA SILVA PINTO
Externo à Instituição - JOSEVANIA TEIXEIRA GUEDES
Externo à Instituição - RITA DE CÁSSIA AMORIM BARROSO

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