UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

PRODEMA

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de QUALIFICAÇÃO: TATIANE CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO
18/04/2024 11:31

DISCENTE: TATIANE CONCEIÇÃO DO NASCIMENTO
DATA: 06/05/2024
LOCAL: PRODEMA/GEOPLAN
TÍTULO: Fatores determinantes para o cancelamento do convênio de melhorias sanitárias domiciliares da FUNASA no município de Ribeirópolis/SE
PALAVRAS-CHAVES: Programa de Melhorias Sanitárias Domiciliares, saneamento básico, convênio.
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais

Este estudo investiga os fatores determinantes para o cancelamento do convênio doPrograma de Melhorias Sanitárias Domiciliares (MSD) da FUNASA no município deRibeirópoli/SE. Diante das deficiências no acesso aos serviços de saneamento básicoem áreas rurais e comunidades carentes, o programa MSD visa promover a implantaçãode instalações hidrossanitárias adequadas para melhorar as condições de vida e saúdedessas populações. No entanto, a ocorrência do cancelamento do convênio por parte dagestão do município de Ribeirópolis/SE, levanta questões sobre a efetividade doprograma e os desafios enfrentados na sua execução. O referencial teórico destapesquisa iniciou abordando a Política Nacional de Saneamento, que regula o setor tendoem vista a universalização do acesso ao saneamento básico. Logo em seguidaabordamos os aspectos mais relevantes da agenda 2030, focando na meta 6.2, queestabelece a erradicação da defecação a céu aberto. Abordamos as contribuições daFUNASA na promoção do saneamento, sobretudo nas zonas rurais, a invisibilidade daszonas rurais para as políticas públicas de saneamento básico e finalizamos tratandosobre o saneamento domiciliar para promoção da saúde e conservação do meioambiente nas zonas rurais. Por meio de uma abordagem mista, qualitativa e quantitativa,será realizada pesquisa documental para identificar os motivos que levaram o municípiode Ribeirópilis/SE a cancelar a execução do programa. Os resultados deste estudocontribuirão para uma compreensão mais abrangente dos desafios enfrentados napromoção do saneamento domiciliar e para o desenvolvimento de estratégias maiseficazes na implementação do MSD.

Interno - 2844611 - ANÉZIA MARIA FONSÊCA BARBOSA
Presidente - 4178490 - INAJA FRANCISCO DE SOUSA
Externo à Instituição - TICIANO RODRIGO ALMEIDA OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19110-7eaa891a10