UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

PPGFI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: JUNIO DE OLIVEIRA MACIEL
10/02/2024 22:55

DISCENTE: JUNIO DE OLIVEIRA MACIEL
DATA: 16/02/2024
LOCAL: SALA VIRTUAL meet.google.com/ush-chja-mjr
TÍTULO: Fantoma ANGELIKA: Ferramenta Tridimensional para Controle de Qualidade em Braquiterapia Ginecológica.
PALAVRAS-CHAVES: Radioterapia, Irídio 192, Alta taxa de dose, Objeto Simulador, Filme radiocrômico.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Esse trabalho aborda, do ponto de vista da Física Médica, o contexto daradioterapia aplicada ao tratamento do câncer de colo de útero, com foco embraquiterapia de alta taxa de dose (BATD). Destaca-se que o país conta comuma quantidade significativa de equipamentos de BATD, sendo a maioria dosquais utilizada para tratar tumores pélvicos em mulheres, principalmente câncerde colo de útero. A utilização da BATD envolve planejamentos de tratamentobaseados em imagens radiográficas bidimensionais (2D) ou tridimensionais(3D) dos pacientes. Embora alguns países já adotem a tomografiacomputadorizada para obtenção das imagens 3D, no Brasil essa prática aindaé pouco comum, evidenciando uma lacuna na adoção de tecnologias maisavançadas para planejamento de BATD. Com vistas a contribuir para oaprimoramento das técnicas empregadas em braquiterapia, o presente estudotem como objetivo introduzir uma metodologia para planejamentos 3D dessamodalidade terapêutica, que também seja útil para o seu planejamento 2D econtrole de qualidade. Para isso, foi desenvolvido e testado um objetosimulador tridimensional, denominado fantoma Angelika, que porta pedaços defilme radiocrômico para fins de avaliações dosimétricas. O fantoma foiproduzido com ácido polilático (PLA) em uma impressora 3D Creality K1,utilizando a técnica FDM de impressão. Mapas de dose do volume do fantomaforam obtidos com filme radiocrômico por meio do software OmniPro. Ametodologia proposta foi testada no Setor de Radioterapia do Instituto doCâncer do Ceará (ICC), em cenários de braquiterapia com fonte de irídio 192.A precisão da entrega da dose no volume irradiado foi analisada no fantomaportando nove pedaços de filme radiocrômicos, com aplicador do tipo anel epós-carregamento da fonte, considerando prescrição de tratamento de câncerde colo de útero conforme rotina do ICC. A metodologia se mostrou-se útil paraavaliar planejamento 2D e 3D de BADT. Os mapas de dose obtidos com osfilmes foram semelhantes aos definidos pelo sistema computadorizado deplanejamento e entrega do tratamento. Entretanto, observou-se que o processode manuseio dos filmes radiocrômicos deve ser aprimorado, para evitar aintrodução de inconformidades nos mapas de isodose que não estejamrelacionadas com a metodologia empregada no tratamento.

Presidente - 1296993 - DIVANIZIA DO NASCIMENTO SOUZA
Interno - 2687334 - RONALDO SANTOS DA SILVA
Externo à Instituição - ROGÉRIO MATIAS VIDAL DA SILVA
Externo à Instituição - LUIZ ANTONIO PEREIRA DOS SANTOS