UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Abril de 2024

DCOS

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Sergipe sedia lançamento do documentário nacional “O Povo Pode?”
25/01/2023 11:27

Exibição será nesta sexta-feira, 27, a partir das 18h, no Auditório da Reitoria da UFS.

Nesta sexta-feira, 27, Aracaju estará entre as onze capitais escolhidas para o lançamento do filme “O povo pode? – Um país pelo olhar de brasileiros”, do documentarista Max Alvim. O longametragem filmado entre 2017 e 2021, conta como a vida de quatro pessoas simples do nordeste foram impactadas pelas reviravoltas na política nacional nos últimos anos. Trata-se de um importante material documental que resume de forma concisa um dos períodos mais conturbados da história brasileira, a partir de uma visão humanizada que coloca o povo enquanto protagonista desse capítulo da política contemporânea e não como mero espectador.

A proposta do filme, segundo o diretor, é investigar o que o povo pode, quando e como pode. “Por um lado, a questão está na potência, na condição de poder, mas no outro está na orientação, na politização, na ideologia que o povo carrega, quando ‘pode’”, explica. A ideia do título foi tirada de uma fala de Lula sobre a intenção de sua prisão, que aconteceria efetivamente depois. “Eles querem me prender, mas não se prendem ideias, e Lula é uma ideia, a ideia de que o povo pode”, disse o ex-presidente na caravana Lula pelo Nordeste, em 2017.

Entre as personagens deste documentário, se destaca o papel da sergipana Maria Izaltina, líder quilombola do Brejão dos Negros, em Brejo Grande, região do Baixo São Francisco, que fala da luta por direitos das comunidades tradicionais e a violência sofrida pelo povo negro. “A partir do momento que a gente decidiu pensar com a nossa cabeça, olhar e ver as coisas com os nossos próprios olhos, nós começamos a incomodar”, afirma Izaltina em um trecho do filme.

Maria Izaltina, assim como o diretor do filme, Max Alvim, estarão no lançamento do filme que acontece a partir das 18h desta sexta-feira, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) para um debate com os espectadores após a exibição do documentário. A mediação será feita pela professora do curso de Cinema da UFS, Damyler Cunha. A entrada é gratuita e contará com certificado de participação para quem se inscrever através deste link.

Serviço:

O quê: Lançamento do filme “O Povo Pode? – Um país pelo olhar de brasileiros”.

Quando: Sexta-feira, 27, às 18h.

Onde: Auditório da Reitoria da UFS

MAX ALVIM é documentarista, diretor de televisão e consultor, atuando há mais de 35 anos no planejamento, produção e direção de programas de televisão e internet. É responsável pela pesquisa, montagem, roteiro e direção de “O povo pode? – Um país pelo olhar de brasileiros”. Seu primeiro longa-metragem, o documentário “Cuba Jazz”, teve estreia mundial no Festival Internacional do Novo Cinema Latino-Americano de Havana em 2016.

Como documentarista dirigiu, entre outros projetos, as séries “Histórias do Poder”, composta por cinco documentários que investigam o DNA da política nacional, exibida pela TV Cultura, TV Brasil e Sesc TV; “+ Direitos + Humanos”, composta por 13 episódios destacando experiências exitosas da sociedade civil em vários campos dos direitos humanos no Brasil, exibida pela TV Brasil; e “As formas do saber”, composta por quatro capítulos bilíngues (português e francês), realizados com o filósofo francês Pierre Lévy, exibida pela TV Câmara, STV e TV Escola.

Entre seus trabalhos na direção de programas musicais, destaca-se a série de shows e documentários Instrumental SESC Brasil. Com o músico Hermeto Pascoal, concorreu como melhor programa de televisão na categoria Performing Arts da mostra competitiva do FIPA – Festival Internacional de Programação Audiovisual, de 2012, em Biarritz – França.

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e