UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 16 de Abril de 2024

PPGITS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Banca de DEFESA: VITORIA COSTA BONFIM
24/01/2024 13:10

DISCENTE: VITORIA COSTA BONFIM
DATA: 30/01/2024
LOCAL: Virtual
TÍTULO: GERENCIAMENTO EM SEGURANÇA HOSPITALAR (GES HOSP) – UM MÉTODO OPERACIONAL PARA O GERENCIAMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR PARA UM HOSPITAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Saúde e Segurança do Trabalho; Preveção de Riscos; Gerenciamento de Informações; Riscos Ocupacionais
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva

A saúde e segurança do trabalho tem uma parcela significativa de importância na saúde coletiva que atua como apoio ao trabalhador e foca na prevenção de riscos e exposições ocupacionais durante a realização das atividades laborais, a fim de evitar possíveis acidentes e comprometimento da saúde. Denise Marinho (2021) da Organização Internacional do Trabalho (OIT) cita que há uma perda de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) a cada ano devido as doenças e acidentes de trabalho. O elevado número de acidentes de trabalho configura um agravo relevante para a saúde pública. Assim, justifica-se a necessidade de um mapeamento das situações de risco e medidas de controle das circunstâncias potenciais que possam acarretá-lo Objetivo: Desenvolver um método operacional para um sistema de informações de gestão da saúde e segurança do trabalhador para um hospital de Sergipe. Métodos: Foi realizado um estudo de natureza aplicada em um hospital localizado no Estado de Sergipe, com o desenvolvimento de uma ferramenta computacional. Do ponto de vista dos objetivos trata-se de uma pesquisa explicativa, dos procedimentos técnicos é classificada como uma pesquisa-ação. Foi desenvolvida uma revisão integrativa, com amostra quali-quantitativa e análise narrativa. Para a construção do método gerencial foram estabelecidas três etapas: (i) mapeamento de dados, (ii) elaboração do conteúdo da ferramenta prototipagem e (iii) desenho da ferramenta computacional. O desenvolvimento do instrumento é pautado no Método Human-Centred Coevaluation (Coavaliação Centrada no Ser Humano). Resultados: O método proposto Gerenciamento em Segurança Hospitalar (GES HOSP) foi criada para atender as necessidades do setor de saúde e segurança do trabalho (SOST) ofertando módulos de cadastro e acompanhamento do acidentado, identificação da necessidade de equipamentos de proteção individual (EPI) dos colaboradores, controle de inspeção hospitalar, cadastro de treinamentos visando a eliminação dos riscos e redução de acidentes, documentos auxiliares e indicadores de desempenho. Conclusão: A pesquisa apresenta o passo a passo do método operacional . O método propôs a organização das informações, e valorização da integração dos futuros usuários durante o desenvolvimento da ferramenta computacional, possibilitando que a modelagem do sistema correspondesse ao seu real ambiente de uso. A ferramenta foi desenvolvida em Visual Basic for Applications (VBA), intríseco ao Pacote Office, o que pôde reduzir os custos operacionais. Uma outra vantagem na aplicação do projeto é que o GES HOSP pode ser utilizado para a gestão da saúde e segurança do trabalhador em qualquer outra unidade hospitalar.

Presidente - 1632059 - SIMONE DE CASSIA SILVA
Interno - 1695058 - MARCO ANTONIO PRADO NUNES
Interno - 828.039.355-20 - GRACE ANNE AZEVEDO DÓRIA
Externo à Instituição - GLAUCIA REGINA DE OLIVEIRA ALMEIDA