UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 17 de Outubro de 2021


PPGITS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM GESTÃO E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM SAÚDE

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ DA SILVA SANT'ANA
15/10/2021 14:32


Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ DA SILVA SANT'ANA
DATA: 04/11/2021
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/nby-yash-jru
TÍTULO: DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO DE AUXÍLIO À DEAMBULAÇÃO PRECOCE DE UTI
PALAVRAS-CHAVES: Mobilização Precoce; Deambulação Precoce; Dispositivo de auxílio à deambulação; Pacientes de UTI; Desenvolvimento de Produtos; Tecnologia em Saúde.
PÁGINAS: 108
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
RESUMO:

Este trabalho teve como escopo o desenvolvimento de um dispositivo de auxílio deambulação precoce para pacientes de UTI. A deambulação precoce está consolidada, com base em evidências, como prática terapêutica que proporciona diversos benefícios para enfermo restritos ao leito. Ela é considerada viável e segura inclusive para aqueles internados em UTIs. Para estes pacientes, no entanto, além das funções costumeiras de um dispositivo de auxílio à deambulação comum é necessário também que o equipamento suporte todo o aparato necessário aos cuidados intensivos, como monitores, ventiladores mecânicos e cilindros de oxigênio, por exemplo. Um dispositivo com estas características precisou ser desenvolvido localmente, visto que ele não estava disponível no mercado brasileiro. Fatores como segurança, durabilidade, confiabilidade, manutenabilidade, custos e fácil uso demandaram um projeto de engenharia. O Desenvolvimento de Produtos é um suporte metodológico apropriado para esse tipo de projeto de problemas não estruturados, isto é, aqueles onde várias soluções são possíveis. Essa metodologia é organizada em macrofases, fases, atividade e tarefas. Ela começa com compreensão e delimitação do problema a ser resolvido, em seguida passa a propor alternativas de soluções para atender o problema, formando uma concepção do produto que realizará tal tarefa, a partir desse ponto iniciam-se os esforços para traduzir esse conceito de produto em termos e detalhes técnicos suficientes para possibilitar sua fabricação. Ao longo do processo de desenvolvimento foram adotadas algumas soluções que resultaram, como um todo, em um equipamento que se configura em um avanço no estado da técnica, colaborando, por fim, com a evolução dessa tecnologia por meio da inovação. Assim foi desenvolvido um dispositivo de auxílio a deambulação precoce para pacientes de UTI, desde o projeto até fabricação e montagens finais.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 426722 - ANGELA MARIA DA SILVA
Externo à Instituição - ARMANDO DE OLIVEIRA MENDES NETO
Externo à Instituição - DANIELA TELES DE OLIVEIRA

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16195-0a1b49f723