UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 22 de Setembro de 2020


PPGCI

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Notícias

Banca de DEFESA: WELLINGTON OLIVEIRA SALES JUNIOR
01/09/2020 21:05


Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WELLINGTON OLIVEIRA SALES JUNIOR
DATA: 11/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: sala virtual https://meet.google.com/vdu-gpeu-bkd
TÍTULO: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E ANÁLISE DE PROCESSOS NA OUVIDORIA DA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE ARACAJU-SE
PALAVRAS-CHAVES: Ciência da Informação. Fluxo informacional. Gestão da informação. Gestão de processos. Ouvidoria. Tomada de decisão.
PÁGINAS: 143
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Ciência da Informação
RESUMO:

A modernização dos processos gerenciais se tornou condição sine qua non para sobrevivência organizacional. Nos últimos anos, ampliou-se o número de ferramentas para reforçar o processo decisório, entretanto para tomar decisões mais assertivas, faz-se necessário para a organização prover os requisitos básicos para uma gestão da informação eficaz; logo, mapear o fluxo de informações e gerir as etapas processuais organizacionais são condições essenciais para o sucesso institucional, a fim de antecipar soluções para sanar não conformidades. Tais tópicos podem ser aplicados nas mais diversas correntes, tal como na gestão das questões ambientais. O tema desse trabalho volta-se para a gestão da informação na Ouvidoria da Secretaria de Meio Ambiente de Aracaju (SEMA) e tem como objetivo promover a gestão da informação na Ouvidoria da SEMA a partir da análise de processos. Para tanto, foram elencados os seguintes objetivos específicos: a) examinar a relação da ouvidoria dentro da estrutura organizacional da SEMA; b) mapear o fluxo informacional da ouvidoria da SEMA; c) verificar a convergência da ouvidoria da SEMA com a LAI; d) apresentar um manual de processos para a ouvidoria. A metodologia utilizada neste trabalho é de natureza descritiva, com abordagem quali-quantitativa. Houve a realização de uma análise documental a partir dos relatórios de gestão da SEMA, pesquisa bibliográfica na literatura da Ciência da Informação e Administração. Para conhecer as particularidades do objeto de estudo foi realizada uma entrevista, mediante aplicação de questionário utilizando o aplicativo Whatsapp, respeitando as regras de distanciamento social devido a pandemia. Com a entrevista, realizou-se uma análise de conteúdo para identificar a percepção de maior relevância para o entrevistado. Na abordagem quantitativa os dados foram tratados utilizando o MS Excel para efetuar estatísticas do tipo descritiva. Com este estudo, evidencia-se que a ouvidoria deste órgão necessita efetivar ajustes para atender as recomendações da Controladoria Geral da União quanto à sua estrutura organizacional, pois os fluxos definidos favorecem o extravio e a duplicidade de registro de manifestações. Observou-se, ainda, que a tipologia das manifestações que discrimina o crime ambiental, a localidade e o período do ano pode servir de insumo para a tomada de decisão, promovendo a gestão da informação nesse ambiente. Ao final, tem-se como proposta de produto a elaboração do manual de processos para a Ouvidoria da SEMA.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1224228 - MARIA CONCEICAO MELO SILVA LUFT
Presidente - 2101193 - MARTHA SUZANA CABRAL NUNES
Interno - 2939765 - TELMA DE CARVALHO

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r12176-a08508ab91