UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 28 de Março de 2024

A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente

Notícias

I ENCONTRO DE LICENCIATURAS DO CAMPUS DE ITABAIANA: FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DA PROFISSÃO
12/05/2015 09:57


I ENCONTRO DE LICENCIATURAS DO CAMPUS DE ITABAIANA: FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DA PROFISSÃO


APRESENTAÇÃO


O I Encontro de Licenciaturas do Campus de Itabaiana é uma iniciativa de docentes da instituição que intentam reunir professores, alunos da graduação e pós-graduação das diferentes áreas da licenciatura da UFS e participantes de outras instituições de ensino para apresentarem à comunidade resultados de estudos, debates e propostas de práticas pedagógicas que contribuam para a melhoria da educação em Sergipe e no país. O objetivo é promover o debate e refletir sobre a formação docente através de temas que perpassam o processo de formação inicial e continuada dos professores. As questões referentes ao currículo, às práticas pedagógicas e ao estágio curricular são as referências para a condução do diálogo durante a realização do evento. Para tanto, a programação consta de conferência, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentação artístico-cultural que contribuirão para a produção do conhecimento científico, atrelado à realidade da educação vivenciada nas escolas e na universidade.

A Comissão organizadora do evento convida a todos os licenciandos, professores, pós-graduandos e demais profissionais da área de educação a prestigiarem o evento, socializarem as experiências, discutirem os problemas pertinentes à docência, apontando caminhos e escrevendo a história da educação. A escrita da história da formação docente que fizermos hoje será a marca que imprimiremos na sociedade. Que esta marca aponte para o caminho da igualdade substantiva e valorização da educação.

 

 

PROGRAMAÇÃO

17/06/2015

Manhã:

08:00 – 10:00 – Credenciamento

10:00 – 12:00 – Minicursos e/ou oficinas

 

Tarde:

14:00 – 14:30 – Abertura do evento

14:30 – 15:00 – Apresentação da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição

15:00 - 17:00 – Conferência de abertura: Formação docente e os desafios da profissão

Conferencista: Prof. Dr. Roberto Sidnei Alves Macedo (FACED/UFBA)

17:00 – 18:00 – Atividade artístico-cultural: Lançamento de livros

 

Noite:

19:00 -  22:00 – Espaço de produção científica:

 

18/06/2015

Manhã:

8:00 – 12:00 – Minicursos e/ou oficinas

 

Tarde:

14:00 – 16:00 - Mesa Redonda: Política educacional e currículo para a formação de professores

Palestrante:Profª. Drª. Maria José Ferreira da Silva(PUC-SP)

Palestrante:Profª. Drª. Gicélia Mendes da Silva (UFS)

Debatedora: Profª. Drª. Ana Rocha dos Santos (UFS)

16:00 – 18:00 – Espaço de produção científica

 

Noite:

19:00 – 22:00 - Mesa Redonda: Práticas pedagógicas e construção do conhecimento

Palestrante: Prof. Dr. Carlos Magno Santos Gomes (UFS)

Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Santos do Carmo (UFS)

Debatedor:Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro (UFS)

 

19/06/2015

Manhã:

8:00 – 12:00 – Minicursos e/ou oficinas

 

Tarde:

14:00 -17:00 – Mesa Redonda: O estágio na formação docente

Palestrante: Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva (UFS)

Palestrante: Prof. Dr. Marcos Antônio Campos Couto (UERJ)

Palestrantes: Mestranda Alexsandra Dantas Oliveira Andrade (PROFLETRAS)

Debatedora: Tereza Simone Santos de Carvalho (UFS)

 

Noite:

19:00 – 22:00 – Apresentação artístico- cultural: Arraiá do Campus

 

INSCRIÇÕES:

As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas no endereço eletrônico abaixo até o dia 16/06/2015

http://itabaiana.ufs.br

 

 

NORMAS PARA ENVIO DE RESUMO

Os resumos deverão ser enviados para o e-mail específico do curso ao qual o trabalho será submetido, observando o prazo máximo até o dia 25/05;

- Para os cursos de Matemática, Física e Química – e-mail: enlic.itabaiana.mfq@gmail.com 

- Para os cursos de Letras e Pedagogia – e-mail: enlic.itabaiana.lp@gmail.com 

- Para os cursos de Ciências Biológicas e Geografia – e-mail: enlic.itabaiana.bg@gmail.com 

Cada inscrição credita ao participante a apresentação de um trabalho com limite máximo de 5 autores;

Os resumos podem versar sobre experiências, práticas pedagógicas e pesquisa na área de ensino em diferentes níveis (graduação e pós-graduação);

O início do resumo deve conter o título escrito com letras maiúsculas, em negrito, centralizado e abaixo o(s) nome(s) do(s) autor (es), alinhados à direita, devendo constar também a instituição a qual pertence, formação acadêmica e e-mail

O resumo deve ter no máximo 500 palavras, letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples (entre linhas), margem de 2 cm em todos os lados e justificado. Nomes científicos e palavras estrangeiras devem ser grafados em “itálico”.

O resumo também deve conter 3 palavras chaves ao final do texto.

No texto do resumo deve constar introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados, considerações finais ou conclusões.

Todos os trabalhos julgados pertinentes pela Comissão Científica serão apresentados por um dos autores. Os trabalhos aprovados serão publicados em anais do evento com ISBN.

 

MINICURSOS E/OU OFICINAS

Cada departamento oferecerá dois minicursos e/ou oficinas com limite máximo de 50 participantes.

 

Comissão Organizadora

Profª. Drª. Ana Rocha dos Santos 

Profª. Drª. Christina Bielinski Ramalho

Prof. Dr. Eder Mateus de Souza 

Prof. Dr. Edson Jose Wartha

Me. Fernanda Bispo Correia 

Profª. Drª. Joelma Carvalho Vilar

Mestrando Josimar de Souza Lima

Profª. Drª. Marta Elid Amorim Mateus

Me. Raissa Colaço Paz

Prof. Dr. Ricardo Santos Do Carmo 

Especialista Sérgio Ricardo dos Santos 

Prof. Dr. Oscar Alfredo Sobarzo Miño

Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro

Comitê Científico

Profª. Drª. Christina Bielinski Ramalho

Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva 

Profª. Drª. Joelma Carvalho Vilar

Prof. Dr. Ricardo Santos Do Carmo 

Drª. Marleide Maria Santos Sérgio 

Prof. Dr. Oscar Alfredo Sobarzo Miño

Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro

 

Realização:

Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho

 

Apoio:

 

 

 

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO

 

 

 

 

Data: 17/06 a 19/06/2015

Local: Campus de Itabaiana

Fone: (79) 3432 8200


Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf