I ENCONTRO DE LICENCIATURAS DO CAMPUS DE ITABAIANA: FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DA PROFISSÃO
12/05/2015 09:57
I ENCONTRO DE LICENCIATURAS DO CAMPUS DE ITABAIANA: FORMAÇÃO DOCENTE E DESAFIOS DA PROFISSÃO
APRESENTAÇÃO
O I Encontro de Licenciaturas do Campus de Itabaiana é uma iniciativa de docentes da instituição que intentam reunir professores, alunos da graduação e pós-graduação das diferentes áreas da licenciatura da UFS e participantes de outras instituições de ensino para apresentarem à comunidade resultados de estudos, debates e propostas de práticas pedagógicas que contribuam para a melhoria da educação em Sergipe e no país. O objetivo é promover o debate e refletir sobre a formação docente através de temas que perpassam o processo de formação inicial e continuada dos professores. As questões referentes ao currículo, às práticas pedagógicas e ao estágio curricular são as referências para a condução do diálogo durante a realização do evento. Para tanto, a programação consta de conferência, mesas redondas, minicursos, oficinas e apresentação artístico-cultural que contribuirão para a produção do conhecimento científico, atrelado à realidade da educação vivenciada nas escolas e na universidade.
A Comissão organizadora do evento convida a todos os licenciandos, professores, pós-graduandos e demais profissionais da área de educação a prestigiarem o evento, socializarem as experiências, discutirem os problemas pertinentes à docência, apontando caminhos e escrevendo a história da educação. A escrita da história da formação docente que fizermos hoje será a marca que imprimiremos na sociedade. Que esta marca aponte para o caminho da igualdade substantiva e valorização da educação.
PROGRAMAÇÃO
17/06/2015
Manhã:
08:00 – 10:00 – Credenciamento
10:00 – 12:00 – Minicursos e/ou oficinas
Tarde:
14:00 – 14:30 – Abertura do evento
14:30 – 15:00 – Apresentação da Filarmônica Nossa Senhora da Conceição
15:00 - 17:00 – Conferência de abertura: Formação docente e os desafios da profissão
Conferencista: Prof. Dr. Roberto Sidnei Alves Macedo (FACED/UFBA)
17:00 – 18:00 – Atividade artístico-cultural: Lançamento de livros
Noite:
19:00 - 22:00 – Espaço de produção científica:
18/06/2015
Manhã:
8:00 – 12:00 – Minicursos e/ou oficinas
Tarde:
14:00 – 16:00 - Mesa Redonda: Política educacional e currículo para a formação de professores
Palestrante:Profª. Drª. Maria José Ferreira da Silva(PUC-SP)
Palestrante:Profª. Drª. Gicélia Mendes da Silva (UFS)
Debatedora: Profª. Drª. Ana Rocha dos Santos (UFS)
16:00 – 18:00 – Espaço de produção científica
Noite:
19:00 – 22:00 - Mesa Redonda: Práticas pedagógicas e construção do conhecimento
Palestrante: Prof. Dr. Carlos Magno Santos Gomes (UFS)
Palestrante: Prof. Dr. Ricardo Santos do Carmo (UFS)
Debatedor:Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro (UFS)
19/06/2015
Manhã:
8:00 – 12:00 – Minicursos e/ou oficinas
Tarde:
14:00 -17:00 – Mesa Redonda: O estágio na formação docente
Palestrante: Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva (UFS)
Palestrante: Prof. Dr. Marcos Antônio Campos Couto (UERJ)
Palestrantes: Mestranda Alexsandra Dantas Oliveira Andrade (PROFLETRAS)
Debatedora: Tereza Simone Santos de Carvalho (UFS)
Noite:
19:00 – 22:00 – Apresentação artístico- cultural: Arraiá do Campus
INSCRIÇÕES:
As inscrições serão gratuitas e poderão ser realizadas no endereço eletrônico abaixo até o dia 16/06/2015
NORMAS PARA ENVIO DE RESUMO
Os resumos deverão ser enviados para o e-mail específico do curso ao qual o trabalho será submetido, observando o prazo máximo até o dia 25/05;
- Para os cursos de Matemática, Física e Química – e-mail: enlic.itabaiana.mfq@gmail.com
- Para os cursos de Letras e Pedagogia – e-mail: enlic.itabaiana.lp@gmail.com
- Para os cursos de Ciências Biológicas e Geografia – e-mail: enlic.itabaiana.bg@gmail.com
Cada inscrição credita ao participante a apresentação de um trabalho com limite máximo de 5 autores;
Os resumos podem versar sobre experiências, práticas pedagógicas e pesquisa na área de ensino em diferentes níveis (graduação e pós-graduação);
O início do resumo deve conter o título escrito com letras maiúsculas, em negrito, centralizado e abaixo o(s) nome(s) do(s) autor (es), alinhados à direita, devendo constar também a instituição a qual pertence, formação acadêmica e e-mail
O resumo deve ter no máximo 500 palavras, letra Times New Roman, tamanho 12, espaço simples (entre linhas), margem de 2 cm em todos os lados e justificado. Nomes científicos e palavras estrangeiras devem ser grafados em “itálico”.
O resumo também deve conter 3 palavras chaves ao final do texto.
No texto do resumo deve constar introdução, objetivos, procedimentos metodológicos, resultados, considerações finais ou conclusões.
Todos os trabalhos julgados pertinentes pela Comissão Científica serão apresentados por um dos autores. Os trabalhos aprovados serão publicados em anais do evento com ISBN.
MINICURSOS E/OU OFICINAS
Cada departamento oferecerá dois minicursos e/ou oficinas com limite máximo de 50 participantes.
Comissão Organizadora
Profª. Drª. Ana Rocha dos Santos
Profª. Drª. Christina Bielinski Ramalho
Prof. Dr. Eder Mateus de Souza
Prof. Dr. Edson Jose Wartha
Me. Fernanda Bispo Correia
Profª. Drª. Joelma Carvalho Vilar
Mestrando Josimar de Souza Lima
Profª. Drª. Marta Elid Amorim Mateus
Me. Raissa Colaço Paz
Prof. Dr. Ricardo Santos Do Carmo
Especialista Sérgio Ricardo dos Santos
Prof. Dr. Oscar Alfredo Sobarzo Miño
Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro
Comitê Científico
Profª. Drª. Christina Bielinski Ramalho
Prof. Dr. Erivanildo Lopes da Silva
Profª. Drª. Joelma Carvalho Vilar
Prof. Dr. Ricardo Santos Do Carmo
Drª. Marleide Maria Santos Sérgio
Prof. Dr. Oscar Alfredo Sobarzo Miño
Prof. Dr. Tiago Nery Ribeiro
Realização:
Campus Universitário Prof. Alberto Carvalho
Apoio:
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CAMPUS UNIVERSITÁRIO PROF. ALBERTO CARVALHO
Data: 17/06 a 19/06/2015
Local: Campus de Itabaiana
Fone: (79) 3432 8200
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2024 - UFRN v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf