UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 21 de Novembro de 2018

DSI

DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE EXTENSÃO - HISTÓRICO DE ATAS UFS/ITA
27/07/2018 14:02

CHAMADA PARA PARTICIPAÇÃO

PROJETO DE EXTENSÃO

HISTÓRICO DE ATAS UFS/ITA

Prezados Alunos e Alunas do DSI,

Na reunião do Conselho de Centro do Campus Universitário Prof. Alberto Carbalho da UFS, ocorrida em junho de 2018, foi apresentado pelo DSI o projeto de extensão que denominado por Histórico de Atas dos Departamentos da UFS, que foi aprovado por unanimidade e muito bem aceito pelos departamentos.

Para quem ainda não sabe, o Histórico de Atas do DSI já existe e está disponível na página do DSI[1] desde setembro de 2017. O que pretendemos agora é compartilhar esta idéia com os demais departamentos deste Campus. Para os alunos e alunas do DSI, será uma oportunidade de participar de um projeto de extensão e aprender novos conteúdos, sob minha orientação é claro. É importante notar também que, a participação em projetos de extensão poderá ser creditada como atividades complementares!

Para situar os possíveis interessados, a motivação para a criação do Histórico de Atas do DSI, inicialmente, ocorreu quando assumi a chefia do departamento e me deparei com uma infinidade de documentos (atas, convocatórias portarias e documentos em geral), embora esses documentos estivessem à disposição, havia uma demora para procurá-los caso houvesse necessidade do documento ser encontrado com rapidez. Hoje, um único documento abriga todos os documentos do DSI na página do SIGAA1. Então caros alunos(as), a pretensão é levar para todos os departamentos essa proposta como forma de organizar os documentos.

A proposta será realizada através de um projeto de extensão com a participação dos alunos do Curso de Sistemas de Informação do DSI. Os alunos interessados serão organizados em duplas, cada uma responsável por um determinado departamento. A duração do projeto será de 3 meses, com dedicação semanal a ser combinada e respeitando a disponibilidade do aluno. Na existência de demanda e interesse do aluno, a participação no projeto poderá ser renovada.

Não haverá pré-requisito para participação, basta estar interessado(a) em aprender e utilizar a ferramenta de edição de texto LaTex. De maneira geral, o LaTex é um sistema de edição de texto largamente utilizado em meios acadêmicos e científicos, bem como por algumas editoras nacionais e internacionais. Daí, este projeto de extensão possui como objetivo, além de produzir um documento final, também o de proporcionar a introdução do aluno ao editor de texto LaTeX, explicando como elaborar tal documento, a partir de um modelo prévio. Uma das vantagens de utilizar o LaTex é que não será necessário se preocupar com formatação, numeração de páginas e capítulos entre outras questões estruturais do documento, pois isto ocorrerá automaticamente.

Os departametnos e setores que demonstraram interesse em participar do projeto de extensão foram:

• Núcleo Integrado de Pesquisa e Pós-graduação em Educação e Ciências – NIPPEC;
  • Secretaria Executiva – SEEX;
  • Departamento de Administração – DACI;
  • Departamento de Biociências – DBCI;
  • Departamento de Ciências Contábeis – DCCI;
  • Departamento de Física – DFCI;
  • Departamento de Geografia – DGEI;
  • Departamento de Letras – DLI;
  • Departamento de Matemática – DMAI;
  • Departamento de Química – DQCI;

Por fim, para este projeto disponibilizamos 20 vagas.  Os interessados devem comparecer à secretaria do DSI até às 12h da próxima quarta-feira (01/08) para preencher o nome e garantir uma vaga. Se o número de interessados for maior do que o de vagas, os 20 primeiros serão classificados e os demais irão para a lista de espera.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Alcides Xavier Benicasa

Chefe do DSI

[1] Histórico de Atas do Departamento de Sistemas de Informação - DSI: https://www.sigaa.ufs.br/sigaa/public/departamento/secao_extra.jsf?lc=pt_BR&id=198&extra=276414360