UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 01 de Abril de 2020

ARQUITETURA E URBANISMO/DAU - Laranjeiras

 

curso  Nível  Graduação

DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO - DAU

DISCIPLINAS OPTATIVAS 2019.1 (atualizado 13/04)

ARQUI0047 - Tópicos Especiais de Planejamento: Projeto de Intervenção no Patrimônio Arquitetônico e Urbano

Prof. Pedro Freitas

quintas-feiras à tarde

2019.1

 

Sem pré-requisito


A disciplina reúne as práticas de preservação da arquitetura e cidade existentes e a aplicação de procedimentos e instrumentos de projeto para a intervenção contemporânea nos bens culturais. Abrange estudos subsidiários de fatores de projeto que permitem o diagnóstico do estado de conservação dos edifícios, conjuntos e sítios históricos, incluindo o estudo de patologias da construção, formas de tratamento de sistemas construtivos antigos e contemporâneos e a reflexão sobre usos e programas compatíveis. Contempla o desenvolvimento projetual de soluções arquitetônicas e urbanas que garantam e ampliem o conhecimento histórico do patrimônio, sua valorização e transmissão às gerações futuras.

 

 

ARQUI0086 - Tópicos Especiais de Planejamento: Produção da Habitação

Prof. Sarah França

Quintas-feiras à tarde

2019.1

 

A disciplina se propõe a refletir sobre a produção de cidade com foco na implementação de diferentes tipologias da habitação, sob a ótica de três agentes: Estado e os conjuntos habitacionais resultados da política habitacional brasileira; excluídos e a autoconstrução em assentamentos informais; e mercado e seus produtos imobiliários fechados. Diante disso, serão enfocados processos, características, entraves e conflitos na produção das cidades no Brasil.

 

 

ARQUI0083 - Tópicos Especiais de Planejamento: Mobilidade Urbana

Prof. Rozana Rivas

quartas-feiras à tarde

2019.1

 

EMENTA

Mobilidade urbana, conceito e importância. Política Nacional de Mobilidade Urbana. Modais de transportes e Mobilidade Verde. A dinâmica dos térreos como estratégia para o aumento de circulação de pedestres na cidade. Os espaços públicos convidativos para a vida a cidade.

 

OBJETIVOS

Possibilitar ao aluno a aprendizagem de noções básicas de mobilidade urbana. Motivar o debate sobre as questões contemporâneas de gestão integrada e inovações tecnológicas para a mobilidade urbana sustentável

 

 

ARQUI0087 - Tópicos Especiais de Planejamento: Espaço público e cidade: Leituras programadas

Profs. Cecilia Tavares e César Matos e Silva

Quintas-feiras pela manhã

 

A disciplina optativa se propõe a ler e debater textos de autores referenciais para a compreensão de conceitos como lugar, território, espaço e espaço púbico na cidade contemporânea em um contexto de globalização e da chamada pós-modernidade. Discutiremos as articulações entre arte, cultura, política e poder em uma perspectiva interdisciplinar: manifestações políticas e artísticas na cidade, transformações do espaço público na cidade brasileira etc.

Os alunos participantes devem se comprometer à leitura atenta dos textos, participação nos seminários de discussão e elaboração de artigo como trabalho final da disciplina. Uma parte das aulas será destinada ao trabalho autônomo com os textos e outra parte à discussão presencial e seminários.

 

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2020 - UFRN v3.5.16 -r9746-a0f4b564f