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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 18 de Abril de 2024

BIBLIOTECONOMIA/DCI - São Cristóvão - EAD

 

curso  Nível  Graduação

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO - DCI

Projeto Político Pedagógico


Perfil Profissional:

O curso de Biblioteconomia em EAD formará um profissional com o seguinte perfil:

                            I.      autônomo e apto para o desempenho das atividades do ciclo informacional (produção, organização, gestão, mediação, acesso, uso e apropriação da informação);

                         II.      autônomo e apto para desenvolver na sociedade a competência em informação e propiciar a democratização da informação em suas múltiplas dimensões;

                       III.      capaz de atuar nos processos de construção e reconstrução da realidade social de modo crítico e reflexivo;

                      IV.      capaz de agir com proficiência, criatividade e ética no enfrentamento dos problemas em suas práticas profissionais;

                         V.      capaz de empenhar-se no processo contínuo de seu aprimoramento profissional;

                      VI.      capaz de comprometer-se com o desenvolvimento científico e tecnológico de seu campo de atuação.

Área de Atuação:

Formar profissionais aptos a atuarem no gerenciamento e organização de Bibliotecas e Centros de Documentação.

Competências e Habilidades do Profissional:

 As competências que devem ser desenvolvidas ao longo deste Curso estão divididas em competências técnico-científicas, gerenciais, sociais e políticas.

I. Em termos de competências técnico-científicas espera-se que o egresso do Curso seja capaz de:

a)     desenvolver        e    aplicar    conhecimentos     humanísticos,     científicos, técnicos       e instrumentais no campo da Biblioteconomia;

b)     analisar         as     dimensões     multi,    inter    e    transdisciplinares     dos fenômenos informacionais;

c)     coletar, produzir, selecionar, organizar, recuperar e disseminar informações;

d)     formar, desenvolver, avaliar e preservar acervos informacionais;

e)     mediar o acesso, a busca, o uso e a apropriação da informação;

f)      avaliar, explorar, produzir, aplicar, customizar e utilizar tecnologias de informação e de comunicação;

g)     diagnosticar, contextualizar e interpretar necessidades com vistas ao atendimento  de demandas informacionais;

h)     avaliar, criar, organizar, gerenciar e disseminar produtos e serviços de informação.

 

II. Quanto às competências gerenciais, espera-se formar bibliotecários capazes de:

a)      planejar, implementar, acompanhar e avaliar plataformas, redes, sistemas, unidades e recursos (produtos e serviços) de informação;

b)      elaborar e gerenciar políticas, programas, planos e projetos para organismos, instituições, plataformas, redes, sistemas, unidades,  recursos (produtos  e serviços) de informação;

c)      gerenciar equipes e recursos em ambientes de informação;

d)      aplicar recursos de marketing para a prospecção e a promoção de plataformas, redes, sistemas, unidades, recursos (produtos e serviços) de informação;

e)      exercer liderança para a promoção de processos comunicacionais com a equipe,    a comunidade usuária e a sociedade;

f)       garantir a qualidade de serviços e produtos de informação;

g)      tomar decisões com assertividade.

 

I.          No que diz respeito às competências sociais e políticas, este Curso tem por objetivo formar bibliotecários capazes de:

a)      identificar, analisar e traduzir necessidades informacionais em contextos sociais específicos;

b)      articular teoria e prática com responsabilidade social;

c)      participar ativamente de contextos sociais e políticos no âmbito de sua atuação;

d)      participar, assessorar e intervir na formulação de políticas de informação;

e)      atuar de modo coletivo e ético no âmbito das instituições sociais, com o objetivo da promoção e defesa da profissão e do meio social;

f)       promover parcerias e atuar de maneira empreendedora.

 

Art. 6º Durante a formação deve-se procurar desenvolver no futuro bibliotecário as seguintes habilidades:

                   I.     análise, síntese e descrição de conteúdos informacionais;

                 II.     estabelecimento de relações e conexões conceituais;

              III.     sistematização e organização de objetos e conceitos;

              IV.     fundamentação, exposição, proposição, explicação, argumentação e negociação;

                V.     comunicação interpessoal;

              VI.     manejo e uso de tecnologias de informação e de comunicação;

           VII.     criatividade;

         VIII.     flexibilidade;

              IX.     senso investigativo;

                X.     escuta sensível;

              XI.     raciocínio lógico (interpretação, inferência, indução, dedução).

 

Art. 7º. As experiências vivenciadas durante este Curso, associadas aos conhecimentos construídos e às competências e habilidades desenvolvidas, devem contribuir para que o egresso assuma atitudes:

                             I.         proativas;

                            II.         de civilidade;

                          III.         de conduta flexível;

                          IV.         voltadas ao trabalho em equipe;

                           V.         de cooperação, colaboração e compartilhamento;

                          VI.         de acolhimento às demandas do público usuário, da comunidade e da sociedade;

                        VII.         empreendedoras.

Metodologia:

O curso terá como estratégias de aprendizado:

        I.  atitude construtivista como princípio educativo;

     II.  articulação entre teoria e prática;

   III.  respeito às necessidades de aprendizagem e perfil cultural dos alunos;

  IV.  acompanhamento tutorial supervisionado pelo professor-coordenador de cada disciplina;

     V.  estudo de aspectos históricos da biblioteconomia;

  VI.  relacionamento entre os vários campos da ciência da informação;

VII.  interação com outras áreas do conhecimento;

VIII.  uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem;

  IX.  abordagem articulada entre conteúdos e metodologias;

     X.  instrumentação do futuro profissional para o uso de competências informacionais nas práticas biblioteconômicas;

  XI.  utilização de diversos recursos de aprendizagem tais como textos, “web”, aulas em vídeo, filmes, atividades práticas, desenvolvimento de projetos, estágios supervisionados, etc.

Sistema de Gestão do Curso:
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Avaliação do Curso:

A avaliação do processo ensino-aprendizagem será através de atividades a distância e presenciais.

  A interação é realizada mediante participação do aluno em fóruns, chat, leitura de textos, pesquisas na Internet, resolução de questões, exames e/ou atividades para nota etc.; compreende, também, as atividades realizadas, presencialmente, sejam eventos científicos, pesquisas de campo, atividades de laboratório, orientações, grupos de estudo, seminários integradores.

 A autoavaliação do curso ocorrerá a partir do diagnóstico da situação a partir da opinião dos que fazem parte da comunidade acadêmica.

Projeto Político Pedagógico:
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