O curso de Biblioteconomia em EAD formará um profissional com o seguinte perfil:
I. autônomo e apto para o desempenho das atividades do ciclo informacional (produção, organização, gestão, mediação, acesso, uso e apropriação da informação);
II. autônomo e apto para desenvolver na sociedade a competência em informação e propiciar a democratização da informação em suas múltiplas dimensões;
III. capaz de atuar nos processos de construção e reconstrução da realidade social de modo crítico e reflexivo;
IV. capaz de agir com proficiência, criatividade e ética no enfrentamento dos problemas em suas práticas profissionais;
V. capaz de empenhar-se no processo contínuo de seu aprimoramento profissional;
VI. capaz de comprometer-se com o desenvolvimento científico e tecnológico de seu campo de atuação.
Formar profissionais aptos a atuarem no gerenciamento e organização de Bibliotecas e Centros de Documentação.
As competências que devem ser desenvolvidas ao longo deste Curso estão divididas em competências técnico-científicas, gerenciais, sociais e políticas.
I. Em termos de competências técnico-científicas espera-se que o egresso do Curso seja capaz de:
a) desenvolver e aplicar conhecimentos humanísticos, científicos, técnicos e instrumentais no campo da Biblioteconomia;
b) analisar as dimensões multi, inter e transdisciplinares dos fenômenos informacionais;
c) coletar, produzir, selecionar, organizar, recuperar e disseminar informações;
d) formar, desenvolver, avaliar e preservar acervos informacionais;
e) mediar o acesso, a busca, o uso e a apropriação da informação;
f) avaliar, explorar, produzir, aplicar, customizar e utilizar tecnologias de informação e de comunicação;
g) diagnosticar, contextualizar e interpretar necessidades com vistas ao atendimento de demandas informacionais;
h) avaliar, criar, organizar, gerenciar e disseminar produtos e serviços de informação.
II. Quanto às competências gerenciais, espera-se formar bibliotecários capazes de:
a) planejar, implementar, acompanhar e avaliar plataformas, redes, sistemas, unidades e recursos (produtos e serviços) de informação;
b) elaborar e gerenciar políticas, programas, planos e projetos para organismos, instituições, plataformas, redes, sistemas, unidades, recursos (produtos e serviços) de informação;
c) gerenciar equipes e recursos em ambientes de informação;
d) aplicar recursos de marketing para a prospecção e a promoção de plataformas, redes, sistemas, unidades, recursos (produtos e serviços) de informação;
e) exercer liderança para a promoção de processos comunicacionais com a equipe, a comunidade usuária e a sociedade;
f) garantir a qualidade de serviços e produtos de informação;
g) tomar decisões com assertividade.
I. No que diz respeito às competências sociais e políticas, este Curso tem por objetivo formar bibliotecários capazes de:
a) identificar, analisar e traduzir necessidades informacionais em contextos sociais específicos;
b) articular teoria e prática com responsabilidade social;
c) participar ativamente de contextos sociais e políticos no âmbito de sua atuação;
d) participar, assessorar e intervir na formulação de políticas de informação;
e) atuar de modo coletivo e ético no âmbito das instituições sociais, com o objetivo da promoção e defesa da profissão e do meio social;
f) promover parcerias e atuar de maneira empreendedora.
Art. 6º Durante a formação deve-se procurar desenvolver no futuro bibliotecário as seguintes habilidades:
I. análise, síntese e descrição de conteúdos informacionais;
II. estabelecimento de relações e conexões conceituais;
III. sistematização e organização de objetos e conceitos;
IV. fundamentação, exposição, proposição, explicação, argumentação e negociação;
V. comunicação interpessoal;
VI. manejo e uso de tecnologias de informação e de comunicação;
VII. criatividade;
VIII. flexibilidade;
IX. senso investigativo;
X. escuta sensível;
XI. raciocínio lógico (interpretação, inferência, indução, dedução).
Art. 7º. As experiências vivenciadas durante este Curso, associadas aos conhecimentos construídos e às competências e habilidades desenvolvidas, devem contribuir para que o egresso assuma atitudes:
I. proativas;
II. de civilidade;
III. de conduta flexível;
IV. voltadas ao trabalho em equipe;
V. de cooperação, colaboração e compartilhamento;
VI. de acolhimento às demandas do público usuário, da comunidade e da sociedade;
VII. empreendedoras.
O curso terá como estratégias de aprendizado:
I. atitude construtivista como princípio educativo;
II. articulação entre teoria e prática;
III. respeito às necessidades de aprendizagem e perfil cultural dos alunos;
IV. acompanhamento tutorial supervisionado pelo professor-coordenador de cada disciplina;
V. estudo de aspectos históricos da biblioteconomia;
VI. relacionamento entre os vários campos da ciência da informação;
VII. interação com outras áreas do conhecimento;
VIII. uso de novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem;
IX. abordagem articulada entre conteúdos e metodologias;
X. instrumentação do futuro profissional para o uso de competências informacionais nas práticas biblioteconômicas;
XI. utilização de diversos recursos de aprendizagem tais como textos, “web”, aulas em vídeo, filmes, atividades práticas, desenvolvimento de projetos, estágios supervisionados, etc.
A avaliação do processo ensino-aprendizagem será através de atividades a distância e presenciais.
A interação é realizada mediante participação do aluno em fóruns, chat, leitura de textos, pesquisas na Internet, resolução de questões, exames e/ou atividades para nota etc.; compreende, também, as atividades realizadas, presencialmente, sejam eventos científicos, pesquisas de campo, atividades de laboratório, orientações, grupos de estudo, seminários integradores.
A autoavaliação do curso ocorrerá a partir do diagnóstico da situação a partir da opinião dos que fazem parte da comunidade acadêmica.
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