UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 05 de Agosto de 2021

ENGENHARIA FLORESTAL/DCF - São Cristóvão

 

curso  Nível  Graduação

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS FLORESTAIS - DCF


Últimas Notícias

  PRORROGADO O PRAZO DO CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE LOGOMARCA REPRESENTATIVA DOS 20 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFS
  REGULAMENTO DO CONCURSO PARA CRIAÇÃO DE LOGOMARCA REPRESENTATIVA DOS 20 ANOS DO CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL DA UFS
  Debate com a comunidade - Eleição para Chefe e Subchefe do DCF - Gestão 2021-2023
  2 EDITAL PROCESSO DE ELEIÇÃO DE CHEFE E SUBCHEFE DO DCF
  Videoaulas com matérias do ensino médio ajudam alunos a se adaptar ao curso universitário


Apresentação

    Criado em 2000 e iniciado em 2001, o Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Sergipe, campus São Cristóvão, aprovou a primeira reforma do currículo no ano de 2010. Atualmente o curso encontra-se em processo de reformulação para a nova grade curricular, que reside na necessidade de adequação do curso a uma nova realidade, que vise a formação do Engenheiro Florestal para a atuação mais abrangente no século XXI, cenário em que a informação está cada dia mais acessível por meio das redes sociais e inserida em um contexto multidisciplinar.

    O curso possui oito laboratórios; um viveiro florestal. No cenário regional, o Curso de Engenharia Florestal da UFS, além da formação de novos profissionais, tem atuado desde a sua criação (2001) em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão com parcerias junto ao Ministério Público, Órgãos Públicos e Iniciativa Privada.

    Tais parcerias estão atreladas as diversas áreas da Engenharia Florestal: Recuperação Florestal, Sementes e Produção de Mudas de Espécies Florestais, Inventário Florestal, Produção Florestal, Exploração Florestal, Melhoramento Florestal, Tecnologia da Madeira, Patologia Florestal, Controle de Pragas Florestais, Sistemas Agroflorestais, Manejo de Produtos Florestais Madeireiros e Não Madeireiros, Gestão de Áreas Protegidas, Educação Ambiental.

    Mais recentemente o Departamento de Ciências Florestais (DCF), vem participando do projeto coordenado pelo Curso de Turismo intitulado “UFS de portas abertas” em que recebe estudantes de ensino médio para que conheçam as dependências do DCF, o corpo docente, as áreas de atuação, o mercado de trabalho e o papel do Engenheiro Florestal.

    Atividades que estimulam um olhar interdisciplinar também têm sido uma das ações do DCF, ocorrido em 2019 por meio do “I Ciclo de palestras em ciência e tecnologia da madeira”, momento em que os docentes apresentaram o conteúdo de suas disciplinas e sua relação com o tema central proposto.

    O curso conta também com três Grupos de Pesquisa coordenados por três docentes: 1. GRAF-Grupo Agroflorestal da UFS e 2. Grupo Restauração e 3. Recursos Naturais.

    O profissional de Engenharia Florestal poderá prestar serviços em empresas de florestamento e reflorestamento, indústrias de processamento da madeira (celulose, papel, carvão, serrarias etc.), hidroelétricas, empresas de mineração, entidades ambientalistas, instituições de ensino e outras ligadas ao ramo como IBAMA, ICMBio, EMBRAPA, empresas estaduais de pesquisa e extensão, secretarias estaduais do meio ambiente, e prefeituras (Parques e Jardins, Arborização Urbana etc).

    Na condição de autônomo, o profissional poderá atuar em atividades de topografia, consultoria técnica, planejamento florestal e projetos paisagísticos, estabelecimento de florestas e jardins, serrarias, viveiros florestais, fazendas florestais, produção de resinas e látex, elaboração de projetos de florestamento e reflorestamento e recuperação de áreas degradadas, entre outras.

    O Curso de Engenharia Florestal implantado na Universidade Federal de Sergipe já formou cerca de 270 profissionais qualificados que exercem diferentes funções em indústrias e empresas florestais bem como em instituições públicas ou privadas de planejamento, pesquisa, ensino e extensão, prestadores de serviço em todo território nacional. 

    Para saber mais sobre o Curso, você pode entrar em contato pelo e-mail: dcf.ufs@gmail.com ou pelas nossas redes sociais no Instagram @dcf.ufs e no YouTube: Engenharia Florestal UFS

 


Vice-Coordenação do Curso : JOAO BASILIO MESQUITA
Coordenação do Curso : LAURA JANE GOMES
Área de Conhecimento CNPQ:
Ciências Agrárias
Modalidade de Curso:
Presencial

Contato

Coordenação do curso

Coordenadora: Prof. Dra. Laura Jane Gomes

Telefone: 3194-7011

Vice-coordenador: Prof. Dr. João Basílio Mesquita

Telefone: 3194-6984

 

Secretaria do DCF

Horário de atendimento ao público

Segunda a sexta: das 7 h às 12 h e das 13 h às 17 h

Telefone: 3194-6980

E-mail: dcf.ufs@gmail.com

 


<< Voltar

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r15677-101ca88671