O curso de graduação em Engenharia Eletrônica da UFS existe desde 2001, funciona em turno matutino, tem duração regular de 10 períodos letivos (5 anos) e disponibiliza 50 vagas anuais para novos alunos, com ingresso no primeiro período letivo do ano através do Sistema de Seleção Unificada – SISU do Ministério da Educação – MEC. Na última avaliação do MEC, recebeu conceito global 4 e, com base no CPC (Conceitos Preliminares de Curso), índice levado em conta pelo MEC para calcular o IGC (Índice Geral de Cursos), é hoje o oitavo melhor curso de Engenharia Eletrônica do Brasil, o melhor das regiões Norte e Nordeste.
Formação Específica
No curso de graduação em Engenharia Eletrônica da UFS, possuem destaque as seguintes áreas de formação específica, atendidas por um corpo docente integralmente composto de doutores nessas áreas:
- Automação Industrial;
- Controle de Processos;
- Eletrônica;
- Eletrônica de Potência;
- Reconhecimento de Padrões;
- Robótica;
- Microeletrônica;
- Telecomunicações.
Áreas de Atuação
O Engenheiro em Eletrônica formado na UFS lida com projeto, operação e manutenção de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos, utilizados na instrumentação, automação e controle industrial, sistemas biomédicos, eletrônica em geral e telecomunicações. Ele está habilitado a atuar em:
- Automação, sistemas de medição e controle na indústria em geral;
- Indústria, concessionárias e empresas nas quais operem sistemas ou redes de telecomunicações;
- Empresas que projetem, desenvolvam, operem ou deem manutenção em sistemas eletroeletrônicos, sistemas digitais embarcados, equipamentos biomédicos e sistemas de telecomunicações;
- Obras, consultoria, serviços técnicos, vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
Perfil profissional
O Engenheiro em Eletrônica formado na UFS deve:
- Possuir formação básica e profissionalizante geral sólida, que lhe permita ascender às novas teorias e tecnologias que surjam e ser capaz de aplicá-las na solução de problemas da Engenharia Eletrônica;
- Possuir visão crítica e capacidade de identificar problemas que se apresentem na sociedade no contexto de sua formação;
- Ser capaz de estudar, pesquisar, analisar e avaliar problemas de forma crítica e criativa, planejar e elaborar projetos, realizar experimentos e ensaios, propor soluções técnicas e dirigi-las ou executá-las, integrando conhecimentos nas diversas áreas de sua formação;
- Ser capaz de comunicar-se de forma oral ou escrita e de trabalhar em grupo, integrando e gerenciando recursos humanos de diferentes competências em torno de uma mesma atividade fim;
- Possuir compromisso com as normas e preceitos de segurança e com a ética profissional.