UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 24 de Setembro de 2017

CIÊNCIAS ATUARIAIS/DECAT - São Cristóvão

 

Course  Level  Graduate

DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA E CIÊNCIAS ATUARIAIS - DECAT


Last News

  II CCAT e IV SEMACAT
  Datas das Defesas de Monografias e TCC's do DECAT (2013.2)


Presentation

Você sabe o que é atuária? Qual o nome do profissional que exerce esta atividade ou mesmo onde trabalhar? Será que o mercado é promissor? Ou ainda, por que cursar essa graduação cujo nome nem sei pronunciar? Essas e outras responstas podem ser encontradas aqui. Fique por dentro e conheça você também a Fantástica CIÊNCIA ATUARIAL.


Primeiramente, o que é mesmo essa tal de Ciência Atual, ou seria autuarial???

CIÊNCIA ATUARIAL pode ser entendida como uma ciência multidisciplinar (associada a outras ciências tais como: Estatística, Matemática, Demografia e Finanças) responsável por administrar/gerenciar riscos, na maioria das vezes, socioeconômicos.

 

Bacana essa nova Ciência, não é? 

Na verdade, não se trata de uma ciência nova, que tenha surgido nos últimos séculos, mas de um desdobramento de procedimentos realizados desde a Antiguidade, os quais, naturalmente, assumiram nova feição após avanços em estudos de probabilidade e da demografia com foco na longevidade humana.

 

E quem é o profissional que trabalha com essa ciência?

“Pré historicamente” chamado matemático de seguros, o ATUÁRIO é responsável por mensurar e administrar riscos assegurando os bens de seus futuros clientes de acordo com o previsto em uma apólice de seguro.

 

Como entender a necessidade do trabalho do atuário no nosso pequeno Estado?

Para responder a essa pergunta peço a você que apenas pare um pouco e olhe em volta. Lembrese que existem bens, que com certeza são “os amores de sua vida”. Imagine agora que existe uma maneira de protegê-los de qualquer tipo de dano. Claro que haverá um custo previsto num contrato, porém assegurar patrimônio é a função das seguradoras, e quem vai avaliar o custo será nosso amigo atuário.

 

E como funciona o curso de graduação aqui em Sergipe?

A Universidade Federal de Sergipe é a única Instituição a ofertar o curso no Estado, havendo apenas uma entrada anual. O tempo necessário até a sua conclusão é de 04 anos.

 

Até onde a carreira profissional de um Atuário pode chegar em Sergipe?

Essa resposta pode ser muito ampla já que apesar do estranho nome da profissão trata-se de uma carreira promissora. Em 2013, a Universidade Federal de Sergipe formou sua primeira turma – 04 alunas, hoje já são 09 atuários no Estado, em que, parte deles trabalham em seguradoras ou professores substitutos e aprimoram seu futuro dando continuidade nos estudos, seja via mestrado profissional seja através de cursos específicos para auxiliar na área.

 

Existem limitações do atuário no Mercado Sergipano de Trabalho?

A falta de informação a respeito de um profissional com conhecimento multidisciplinar apto para ocupar vagas específicas geradas com perfil atuarial faz com que as as mesmas sejam ocupadas por profissionais de áreas correlatas tais como o contabilista, o economista, ou mesmo, o estatístico.

 

Como solucionar essa problemática? 

Este não é um trabalho fácil, já que contra falta de informação faz-se necessário promovê-la, sendo assim, conversar, palestrar, divulgar, se apresentar ao mercado, vender-se como profissional e defender a sua importância, está é a maneira mais eficaz para desmistificar tal profissão. A princípio a UFS vem trabalhando com a divulgação do curso desde a sua criação através de Congressos regionais anuais e palestras em escolas para disseminar a profissão.

 

Qual o nível de reconhecimento da carreira do Atuário dentro e fora do Brasil?

Nos Estados Unidos, segundo pesquisa recente do CareeserCast.com (site americano especialista em empregos) definiu a carreira de Atuário como a melhor profissão do país segundo os critérios: confortável ambiente de trabalho, ótimo salário e baixo nível de estresse, elevando a procura e as perspectivas de contratação a cada dia.

 

Ramos promi$$ores para o atuário:

 

  • Instituições Financeiras; Companhias de Seguros; 
  • Empresas de Capitalização;
  • Órgãos; Oficiais de Previdência; Fundos de Pensões;
  • Entidades de Previdência Aberta sem fins lucrativos;
  • Entidades de Previdência Aberta com fins lucrativos;
  • Operadoras de Saúde;
  • Empresas de Assessoria e Consultoria em Atuária;
  • Órgãos de Fiscalização;
  • Previdência Social;
  • Perícia Técnica-Atuarial;
  • Auditoria Atuarial;
  • Gestão de Riscos; e 
  • Universidades.

 

Basta concluir o curso e pronto, eu posso me jogar no mercado?

Digamos que 90% do caminho já foi percorrido com a conclusão do curso, porém os 10% que restam dependem da aprovação em um exame de admissão ao IBA – Instituto Brasileiro de Atuária – que regula a profissão. Maiores informações sobre o IBA acesse o site: www.atuarios.org.br (OBS: informações sobre o exame, basta clicar em inscrições).

 

E o que um BOM ATUÁRIO precisa ter para crescer na profissão?

Dedicação! Além do conhecimento em teorias e aplicações da Matemática, Estatística, Economia, Probabilidade e Finanças, transformando-se em um verdadeiro arquiteto financeiro e matemático social capaz de analisar, simultaneamente, as mudanças financeiras e sociais no mundo.

 

Acalme-se!!
Os Atuários não são Super-heróis mas precisamos de super habilidades para dar conta da GAMA de assuntos que temos que entender e focar. 
É um desafio? É sim! E você, topa o desafio?

Fica a questão agora: SER OU NÃO SER UM ATUÁRIO?


Course Coordination : SADRAQUE ENEAS DE FIGUEIREDO LUCENA
Course Coordination : MARCELO COELHO DE SA
CNPQ's Knowledge Area:
Ciências Exatas e da Terra
Course Modality:
Presencial

<< Go back

SIGAA | Núcleo de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2017 - UFRN v3.5.16 -r115234M