A Engenharia Agrícola
O curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi criado em 2008 através do Projeto REUNI. A primeira turma iniciou os estudos em 2010, com a oferta de 50 vagas. A iniciativa de sua criação veio, principalmente, pela evolução deste ramo e o aumento das expectativas em relação ao Engenheiro Agrícola no cenário agropecuário regional e nacional. A intensidade com que se verificavam os processos de transformação de conhecimento gerava constante busca de novas especialidades que, até pouco tempo, eram supridas satisfatoriamente por ciências afins. As Ciências Agrárias, em que o curso de Agronomia de décadas passadas atendia perfeitamente a todas as fases de atividades da Agropecuária, não representava mais a verdade, quando se pensava em termos de melhor aproveitamento dos recursos edáficos, climáticos e ecológicos. Como consequência, desmembramentos foram necessários e outros cursos foram criados, como o de Engenharia Agrícola. O curso de Engenharia Agrícola destinava-se à formação de profissionais, com conhecimentos básicos de ciências físicomatemáticas, engenharia, agronomia e sócio-economia, para desenvolver atividades nas áreas de mecânica agrícola, engenharia de águas e solos para a agricultura, conservação, manuseio e armazenamento de produtos agrícolas.
Áreas de Atuação
Construções Rurais: projetar e construir estufas, silos, estábulas e outros alojamentos para animais, mantendo as condições ideias de climatização dos ambientes.
Eletrificação Rural: instalar em propriedades rurais fontes de energia hidráulica, elétrica, solar ou geradas por biogás.
Engenharia de Águas e Solos: construir açudes, barragens e sistemas de irrigação e drenagem. Combater a erosão e pesquisar técnicas de conservação do ambiente.
Extensão Rural e Difusão de Tecnologia: orientar produtores rurais sobre tecnologias e conhecimentos de produção segundo a capacidade produtiva da propriedade.
Mecanização Agrícola: projetar e construir equipamentos mecânicos, bem como otimizar sistemas mecanizados para todas as etapas da produção agropecuária. Prestar assistência técnica aos agricultores.
Planejamento Agropecuário: organizar e gerenciar negócios agropecuários. Fazer previsão de safras e propor métodos para gestão dos recursos naturais.
Tecnologia pós-colheita: processamento e armazenamento, o transporte e o beneficiamento das safras.
Piso Salarial
Tabela salarial 2018 - Nível Superior - Curso Universitário de 04 anos ou mais - Lei 4950-A - Decisão PL182/15
S.M. = R$ 954,00 - Graduados em 4 anos ou mais. Sendo assim, um engenheiro agrícola pode começar ganhando
R$ 9.063,00/mês, trabalhando 44 horas por semana.
Fonte: http://www.crea-se.org.br/wp-content/uploads/2018/01/Tabela-salarial-2018.pdf
A secretaria do Curso de Engenharia Agrícola fica localizada no prédio do Departamento de Agronomia (DEA).
Horário de funcionamento da secretaria do Departamento de Engenharia Agrícola (DEAGRI):
Contato:
deagri@academico.ufs.br
Na parte da manhã: 06:30 ás 12:00h. Na parte da tarde: 13:00 ás 17:00h.
Secretárias:
Marluce da Cruz Costa Lisboa - lucylisboa@academico.ufs.br
Flávia de Jesus Lima -
Contato: (79) 3194-6961 (Secretaria)/ (79) 3194-6999 (Chefia) - deagri@ufs.br
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2023 - UFRN v3.5.16 -r18733-333408e73f