Seleção de bolsista para pesquisa | |
NOTA | |
Hospital Veterinário Universitário (HVU) | |
O Curso de Medicina Veterinária da UFS iniciou suas atividades em 2010. Desde então, já formou cerca de 160 médicos veterinários e possui 308 ativos em 2022.1. Obteve nota 4 na última avaliação do MEC, numa escala que vai de 1 a 5. O curso é integral com carga horária de 4800 horas, oferta 50 vagas/ano e duração mínima de 5 e máxima de 8,5 anos.
O(a) Médico(a) Veterinário(a) com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, está apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos/animais, dos grupos sociais e das comunidades.
As atividades inerentes ao exercício profissional estão relacionadas desde o interior das propriedades rurais até a mesa dos consumidores, envolvendo as diferentes espécies, seja animais de estimação, de produção e silvestres.
As principais áreas de atuação do Médico Veterinário são:
Produção animal: área voltada aos aspectos nutricionais, melhoramento animal, ambiência, manejo de rebanhos.
Clínica médica: área essencial da profissão que se destina ao diagnóstico e controle das enfermidades dos animais domésticos e silvestres. Estão incluídas nessa grande área, especialidades como clínica geral, dermatologia, neurologia, cardiologia, fisioterapia, endocrinologia, obstetrícia, oftalmologia, entre outras.
Clínica cirúrgica: área voltada ao tratamento cirúrgico das doenças e agravos dos animais. Exemplos práticos como castração de animais para controle populacional, correção cirúrgica de traumatismos/fraturas, resolução de lesões, ortopedia, excisão de tumores etc.
Medicina preventiva: área fundamental relacionada com o entendimento do comportamento das doenças e agravos que acometem dos animais individualmente ou em coletividade. Estudos epidemiológicos em populações animais, especialmente as doenças transmissíveis entre seres humanos e animais (zoonoses).
Reprodução animal: área relacionada com fatores fisiopatológicos relacionados com o desempenho reprodutivo dos rebanhos; distúrbios hormonais, inseminação artificial, transferência de embriões, sexagem e demais biotecnologias assistivas são exemplos de atividades realizadas por Médico Veterinário.
Patologia animal e Diagnóstico de doenças: estabelecimento de diagnóstico de diferentes patologias dos animais através de recursos como necrópsias, estudos histopatológicos, raio X, ultrassonografia, ressonância magnética, tomografia computadorizada, análises clínicas.
Tecnologia e inspeção de alimentos: relaciona-se com o preparo/manipulação tecnológica de alimentos de origem animal, sendo que a inspeção é uma área exclusiva do Médico Veterinário.
Saúde única: o Médico Veterinário está inserido nas estratégias de saúde da família como um dos profissionais responsáveis pela interligação da saúde humana, animal e ambiental, ou seja, a saúde única.
Administração de hospitais/clínicas veterinárias
Elaboração e fiscalização de projetos agropecuários
Atividades de extensão rural para agricultores
Docência nos cursos de Medicina Veterinária
O curso dispõe do Hospital Veterinário Universitário (HVU). Inaugurado em 2015, possui estruturas modernas em uma área de 2.460 m². O HVU funciona como hospital escola, sendo utilizado como espaço para práticas acadêmico-científicas e prestação de serviços à comunidade em geral.
Os estudantes devem realizar atividades complementares e disciplinas optativas, além de poderem participar de projetos de extensão, de pesquisa e de monitoria no decorrer do curso.
Secretaria - Departamento de Medicina Veterinária - Campus São Cristóvão
Secretário: João
Horário de Funcionamento: 07:30-12:00 e 13:30-16:30
Tel. (79) 3194-6992 (Secretaria) / (79) 3194-7444 (Coordenação)
Chefia do Departamento/Núcleo e Contato Institucional: Prof. Dr. Edisio Oliveira de Azevedo - edisioazevedo@academico.ufs.br
E-mail Institucional: dmv.ufs@gmail.com
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2023 - UFRN v3.5.16 -r18721-cde83bf194