Resultado - Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Edital nº 002/2022 | |
Resultado Prova Didática - Processo Seletivo Simplificado para Professor Substituto - Edital nº 002/2022 | |
O Fonoaudiólogo é o profissional que atua na promoção da saúde da comunicação humana, nosaspectos relacionados ao sistema sensoriomotororal, à linguagem oral e escrita, voz, fala,fluência e audição. Ele presta serviços de diagnóstico, orientação e tratamento, atendendodesde o recém-nascido até a terceira idade. Possui, ainda, um papel significativo namanutenção da saúde e da qualidade de vida, uma vez que a comunicação permeia todas asrelações humanas, contribui para a integridade emocional, propicia a aprendizagem e aparticipação social.O propósito fundamental da Universidade Federal de Sergipe é a formação deprofissionais cidadãos, a produção, difusão e conservação de conhecimentos de formainterativa com a sociedade. Tal postura implica na formação de um profissional apto paraatuar eticamente e dentro de princípios científico-filosóficos, no fomento e na produção deconhecimentos que respondam às exigências contemporâneas e regionais.Nesse sentido, o Curso de Fonoaudiologia da UFS objetiva a formação de um profissionalgeneralista, capaz de participar efetivamente da promoção da saúde nos processos dacomunicação humana.Como agente de transformação social, crítico e competente, o egresso estará preparado paraintegrar equipes multiprofissionais e aplicar seus conhecimentos clínico-terapêuticos, deforma humanitária e inovadora, centrado em preceitos científicos e éticos, integrado com osdemais profissionais e instâncias do SUS.Espera-se que o fonoaudiólogo, egresso do curso de Fonoaudiologia da Universidade Federalde Sergipe, seja capaz de:I. Reconhecer o processo saúde-doença, seus determinantes sociais, interpretar, analisar eproduzir informações epidemiológicas, evidências clínicas e sociais, que orientem as práticasprofissionais integrando conhecimentos sobre aspectos físicos, psíquicos, linguísticos,culturais e sociais do ser humano.II. Reconhecer, diferenciar, utilizar e integrar conhecimentos e atitudes nos vários tipos deatuação em Fonoaudiologia: linguagem oral e escrita, motricidade orofacial, voz e audição.III. Identificar a Fonoaudiologia como área que busca estabelecer os limites de seu saber, oque implica na interlocução e apropriação de conhecimentos de outras áreas afins.IV. Compreender a atividade fonoaudiológica em todas as suas áreas de atuação, comoinstrumento de integração e ação do homem em seu meio, atuando a partir de açõespreventivas, de promoção e proteção à saúde, e interventivas, como diagnóstico e reabilitação,tanto em nível individual quanto coletivo.V. Apoiar-se nos preceitos científicos e éticos, integrado com os demais profissionais einstâncias do SUS.VI. Compreender a Atenção Básica à Saúde com papel ordenadora do cuidado no sistema desaúde, suas interlocuções com outros núcleos de saberes e setores da sociedade, ferramentasde análise de situação de saúde, planejamento de intervenções e cuidado sob a ótica da clínicaampliada e apoio matricial.VII. Aplicar os diferentes métodos utilizados em Fonoaudiologia, assim como a situaçãohistórica em que foram produzidos, correlacionando-os com as principais correntes do
pensamento científico e intelectual contemporâneo.VIII. Colaborar e promover o desenvolvimento de novos métodos e/ou pesquisas quecontribuam no saber fonoaudiológico, tomando ciência a partir da investigação dos trabalhosacadêmicos e científicos.IX. Diferenciar as alterações fonoaudiológicas a receber intervenção terapêutica, adequando-aà situação de cada indivíduo, independente da raça, sexo, credo e situação social, assegurandoa integralidade de assistência em todos os níveis do sistema de saúde.X. Avaliar, diagnosticar e elaborar propostas de tratamento, aplicar técnicas com precisão,verificar a eficácia do tratamento, encaminhar e dar alta, quando necessário.XI. Participar de equipes multidisciplinares favorecendo a melhor compreensão do paciente,famílias e comunidades, dos serviços e melhorando a atuação junto à coletividade.XII. Compreender o processo de reabilitação da pessoa com deficiência a partir do paradigmada inclusão social com habilidade para aplicar ferramentas da de modo que o processo dereabilitação não se encerre no ato da terapia e se lance permanentemente um olhar para osujeito, família e comunidade.XIII. Planejar e desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de riscos e agravos nosdiversos contextos de saúde comunitária.XIV. Propor e atuar em programas e projetos de aperfeiçoamento da comunicação humana, deforma coletiva e individual.XV. Atuar nos âmbitos do SUS, Clínico Autônomo, Institucional, Empresarial e Escolar,assegurando a realização dos serviços com responsabilidade ético-político-social.XVI. Atuar com raciocínio crítico, autonomia pessoal e intelectual e buscar respostas de formaética, procurando fornecer soluções às pessoas e serviços envolvidos, no mais alto nível dequalidade profissional.XVII. Trabalhar de modo a tomar decisões fundamentadas em evidências científicas, naeficácia do procedimento e na determinação da relação custo-benefício dos procedimentos.XVIII. Atuar com liderança, iniciativa, compromisso, responsabilidade, empatia, adequadacomunicação (verbal, não-verbal e de leitura e escrita) e gerenciamento, de forma efetiva,buscando a validação de resultados.XIX. Utilizar, acompanhar e incorporar procedimentos com embasamento técnico-científico emtoda a sua atividade, ciente da dinamicidade dos conhecimentos e das práticasfonoaudiológicas.XX. Compreender que a sua prática pode ser aprimorada a partir do conhecimento refletidodiante dos problemas do cotidiano do trabalho ou por meio de cursos de extensão,aprimoramento e especialização ou pós-graduação.
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