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SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas
UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 29 de Março de 2024

CINEMA E AUDIOVISUAL/DCOS - São Cristóvão

 

curso  Nível  Graduação

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - DCOS

Notícias

Divulgação da Oficina - Origem e caminhos do melodrama no cinema


Divulgação da Oficina - Origem e caminhos do melodrama no cinema, ministrada pelo egresso Victor Cardozo! Inscrições abertas sigaa 26/08 a 31/08/2021

 

Esta oficina se propõe a apresentar brevemente as origens históricas do modo melodramático, bem como sua estrutura estilística de revelação do universo moral através do excesso (Brooks, 1995). Desse ponto de partida, pretende-se indicar as influências do melodrama no surgimento do jogo de cena cinematográfico, que opera num eixo entre absorção e exibicionismo (Xavier, 2003), tendo em vista a persistência dessas influências, mesmo em filmes que pretendem se distanciar de um estilo melodramático. Para exemplo e análise, será dado enfoque aos filmes do diretor D.W. Griffith feitos nos primeiros anos da companhia Biograph antes do surgimento do longa-metragem como formato hegemônico da produção fílmica industrial, que foram decisivos para que a narratividade assumisse uma prioridade estruturante no cinema destinado ao grande público a partir de então (Gunning, 1994).

 

Será investigado onde se desenvolvem, a partir das limitações de duração e espaço dadas pelas condições de produção, inúmeras experimentações com modalidades dramáticas que seriam posteriormente expandidas e aperfeiçoadas ao longo da história do cinema. Tais possibilidades renderam ramificações formais, narrativas e dramatúrgicas que serviriam de ponto de partida não apenas para o salto em escopo e ambição que tomaria sua própria obra posterior, mas que impulsionaram a criação de outros cineastas, de estilos bastante diversos, que exploraram os caminhos da forma cinematográfica, que conheceu um primeiro apogeu de expressividade plástica antes do advento do som. Dentro desse repertório, a influência do melodrama se faz notar, e acompanha as convenções do cinema narrativo até hoje. A partir das exposições, serão comentados e analisados alguns dos filmes da filmografia básica, abrindo o debate a partir das ideias apresentadas.

 

Mediador: Victor Cardozo Barbosa

Carga Horária Total: 9h

INSCRIÇÕES 26 a 31/08/2021, EM SIGAA/UFS > EVENTOS DE EXTENSÃO

Cartaz em anexo!

 

Encontros Síncronos em Salas Virtuais:

Dia 01/09 – Origens do melodrama e sua influência no surgimento do cinema

Dia 02/09 – Os experimentos de Griffith

Dia 03/09 – Ramificações do melodrama - regra e exceção

 

 

Metodologia: Cada encontro demandará o contato prévio com ao menos um dos filmes da filmografia básica, que serão encaminhados aos(às) participantes com antecedência. As discussões terão sempre como ponto de partida a exposição com base na bibliografia e os filmes indicados serão analisados e debatidos durante o encontro. Ao fim da oficina, será proposta a produção de um texto crítico redigido a partir de algum melodrama escolhido pelo participante.

 

Filmografia Básica:

 

The Country Doctor (D.W. Griffith, 1909)

 

The Musketeers of Pig Alley (D.W. Griffith, 1912)

 

Regeneração / The Regeneration (Raoul Walsh, 1915)

 

O Último Cartucho / Straight Shooting (John Ford, 1917)

 

Carmen (Ernst Lubitsch, 1918)

 

O Presidente / Præsidenten (Carl T. Dreyer, 1919)

 

Horizonte Sombrio / Way Down East (D.W. Griffith, 1920)

 

A Morte Cansada / Der müde Tod (Fritz Lang, 1921)

 

O Garoto / The Kid (Charlie Chaplin, 1921)

 

O Grande Desfile / The Big Parade (King Vidor, 1925)

 

O Pensionista / The Lodger: A Story of the London Fog (Alfred Hitchcock, 1927)

 

Estrela Ditosa / Lucky Star (Frank Borzage, 1929)

 

O Pão Nosso de Cada Dia / City Girl (F.W. Murnau, 1930)

 

Bibliografia Básica:

 

AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2008.

BORDWELL, David. Figures traced in light: On cinematic staging. Los Angeles: University of California Press, 2005.

_________________. On the history of film style. Cambridge: Harvard University Press, 1997.

BROOKS, Peter. The melodramatic imagination: Balzac, Henry James, melodrama, and the mode of excess. [s.l.]: Yale University Press, 1995.

GUNNING, Tom. D.W. Griffith and the origins of American narrative film: the early years at Biograph. University of Illinois Press, 1994.

OLIVEIRA JR., Luiz Carlos. A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo. Papirus, Campinas, 2013.

RIVETTE, Jacques. Já não somos inocentes. in DOS REIS, Francis Vogner; OLIVEIRA JR., Luiz Carlos; SILVA, Mateus Araújo (orgs.). Jacques Rivette: Já não somos inocentes. São Paulo: CCBB Centro Cultural do Banco do Brasil, 2013.

THOMASSEAU, Jean-Marie. O Melodrama. São Paulo: Perspectiva, 2019.

XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

______________. O olhar e a cena: melodrama, Hollywood, cinema novo, Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

 

 


Notícia cadastrada em 26/08/2021 13:27  

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