Divulgação Oficina sobre "História da Crítica Cinematográfica em Sergipe"
Boa tarde discentes!
Divulgo abaixo o evento ligado ao projeto de extensão Ocupação da Cinemateca do DCOS/UFS, a oficina "História da Crítica Cinematográfica em Sergipe" (cartaz em anexo).
Como proposta, o mediador Dr. Fernando de Mendonça (DELI/PPGL/PPGCINE-UFS) convida o mestre e egresso do DCOS/UFS Wesley Pereira de Castro para reflexão e resgate da importância de pioneiros da crítica cinematográfica em nosso Estado, enfatizando os nomes de Bonifácio Fortes [1926-2004] e Alberto Carvalho [1932-2002]. Se estes são os pioneiros, devemos enfatizar também seus continuadores diretos (Ivan Valença, Djaldino Mota Moreno, J. Austrogésilo) e analisar as tentativas autorais de redatores contemporâneos, inclusive em plataformas digitais que possibilitam a publicação de opiniões espontâneas, como o Filmow ou o Letterboxd.
O que é ou deixa de ser crítica no panorama local? Quais são as principais influências nas tentativas expressivas dos críticos sergipanos? Como estes críticos enxergavam a produção cinematográfica especificamente sergipana, sobretudo durante o surto superoitista da década de 1970? Estas são algumas das perguntas que permearão os nossos encontros, antecipando que não há a pretensão de respondê-las efetivamente, mas de engendrar novos questionamentos a partir delas.
Trata-se, portanto, de um processo ainda em curso, que será desenvolvido em conjunto entre o mediador, ministrante e os inscritos, com vistas à nossa própria intervenção enquanto partícipes dessa História. O alicerce desta iniciativa parte de uma pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso em Jornalismo de Wesley Pereira de Castro, seguindo um percurso que desembocou na publicação do capítulo sobre o nosso Estado no livro “Trajetória da Crítica de Cinema no Brasil”, organizado por Paulo Henrique Silva.
Ministrante: Mestre em Comunicação Social Wesley Pereira de Castro
Mediador: Prof. Dr. Fernando de Mendonça (DELI/PPGL/PPGCINE – UFS)
Carga Horária Total: 20h
INSCRIÇÕES: Via SIGAA/UFS até 28/05/2021 (30 vagas).
Encontros Síncronos em Salas Virtuais:
Dia 31 de Maio – De 1899 a 1960 – os pioneiros da Crítica Cinematográfica em Sergipe: à guisa de pré-história local do subgênero jornalístico
Dia 02 de Junho – De 1960 a 1981 – os continuadores e diluidores da Crítica Cinematográfica em Sergipe: à guisa de história local da cinefilia
Dia 04 de Junho – De 1981 aos dias atuais – segmentação, perda de espaço e revitalização na blogosfera: os novos rumos da crítica cinematográfica sergipana, em face da crise editorial.
* sempre entre 16h e 18h (30% da carga total, de presença síncrona obrigatória)
Metodologia: Cada encontro demandará o contato prévio com a filmografia em curta-metragem sugerida, além de leitura complementar a textos disponíveis sobre o assunto e críticas variadas. Como resultado, será estimulada a produção de um texto crítico redigido a partir de algum experimento cinematográfico realizado em Sergipe, seja ele antigo ou contemporâneo.
Filmografia Básica:
* O Arquivo de Ivan (2008, de Fábio Rogério)
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=A6hrg5VrjNE >
* Cinema Sergipano? (2009, de Gabriela Caldas)
Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=9EnvPX6osXU >
* Super Frente, Super-8 (2015, de Moema Pascoini).
Disponível em: < https://vimeo.com/superfrentesuper8 >
Bibliografia:
AMORIM, Alessandro; FILHO, Ulisses; GARCIA JR., Luiz, et alli. Plano Geral – Cinema de Cada Um. Aracaju: SATED, 2002.
BAECQUE, Antoine de. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura, 1944-1968. São Paulo: Cosac Naify, 2010;
BAZIN, André. O Cinema - Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
BERNARDET, Jean-Claude. O Autor no Cinema: a Política dos Autores – França, Brasil, anos 50 e 60. São Paulo: Brasiliense, 1994;
______. Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro: metodologia e pedagogia. São Paulo: Annablume, 1995;
CASTRO, Wesley Pereira de. Interstícios da Pornochanchada Brasileira: Relações ambíguas entre vendabilidade e contestação política nos filmes produzidos pela Boca do Lixo na primeira metade da década de 1980. Dissertação de Mestrado: UFS, 2014 (121 páginas).
DANTAS, Vinícius. “Obsceno e Nacional” IN: Filme Cultura n° 40. Rio de Janeiro: Embrafilme. Agosto/Outubro de 1982 (pp. 50-58);
DIAS, José Umberto. “Nordeste, Cinema e Gente” IN: Filme Cultura n° 35/36. Rio de Janeiro: Embrafilme, Julho/Agosto/Setembro de 1980 (pp. 21-25);
FORTES, Bonifácio. Noções de Cinema. Aracaju: Editora Aracaju, 1953.
GOMES, Paulo Emílio Salles. Cinema: Trajetória no Subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
MELO, José Marques de. Teoria do Jornalismo: identidades brasileiras. São Paulo: Paulus, 2006;
MORENO, Djaldino Mota. Esparsos Filmes em Questão. Aracaju: Edição Clube de Cinema de Sergipe, 1980.
______. Cinema Sergipano: catálogo de filmes. Aracaju, 1988.
SADOUL Georges. O Cinema: Sua Arte, sua Técnica, sua Economia. 2ª edição, revista por Alex Viany. Rio de Janeiro: Editora da Casa do Estudante do Brasil, 1956;
SIMÕES, Inimá. Roteiro da Intolerância: A censura cinematográfica no Brasil. São Paulo: Editora Senac, 1998.
XAVIER, Ismail. Sétima Arte: um culto moderno. São Paulo: Perspectiva, 1978.
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