UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 27 de Outubro de 2021

COMUNICAÇÃO SOCIAL/DCOS - São Cristóvão

 

curso  Nível  Graduação

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - DCOS

Notícias

Divulgação da Mostra de Curtas-metragens Nordestinos com bate papo sobre direção de atores no RN e SE


 Olá, pessoal! 

 

O projeto de extensão Ocupação da Sala Virtual da Cinemateca DCOS/UFS convida a todos para a exibição e debate dos filmes: Mariana (2019), Nocaute (2021) e Vai Melhorar (2020). Os três curtas são parte de um processo de curadoria que visa realizar um encontro entre realizadores sergipanos e de outros estados do Nordeste, a fim de gerar interlocuções, novos contatos e quem sabe até trabalhos juntos. Nesta edição, o estado escolhido é o Rio Grande do Norte e o nosso papo será acerca do processo de direção de atores.

Os filmes estrearão no canal do YouTube Graduação Cinema e Audiovisual - UFS às 17h no dia 25/05 e às 19h será feito o debate, via Google Meet, com a presença de Pedro Fiuza, diretor de Vai Melhorar, Milena Araújo, diretora de Mariana, Cássia Damasceno, protagonista de Vai Melhorar e, na mediação a Professora Doutora Olívia Camboim Romano, do Departamento de Teatro da Universidade Federal de Sergipe.

 

Vai Melhorar (2020): Nos bastidores de uma campanha política para prefeito, a apresentadora Luísa sofre com a difícil convivência entre os colegas de trabalho. É a última semana antes do primeiro turno e Luísa, longe de sua cidade e sua família, descobre um escândalo que pode comprometer toda a eleição. Agora ela precisa decidir não só o seu destino, mas o de uma cidade inteira. Dirigido por Pedro Fiuza, o filme Potiguar foi selecionado para o 31º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

 

Mariana (2019): Após Rita, mãe de Mariana, fugir de casa sem deixar explicações, a moça, de apenas 16 anos, se torna a única mulher a trabalhar na casa e no bar de seu pai, espaço sufocante e masculino. Assume também a função de escrivã de cartas e encomendas para as pessoas da comunidade onde mora, tarefa antes prestada a bom gosto por sua mãe. É através deste espaço entre as cartas e o bar que Mariana entra em contato com as diferentes razões da fuga de Rita, e começa a traçar também o seu próprio destino. Escrito e dirigido por Milena Araújo, o filme foi o ganhador do prêmio de Melhor Filme, pelo júri popular, na Mostra Universitária, no 9º Festival Sergipe de Audiovisual - Sercine.

 

 

Nocaute (2021): Johnny é um brasileiro comum, que tenta vencer as batalhas da vida, e suas próprias questões pessoais no ringue, seja ele separado por 4 cordas ou por onde a visão alcança. O veterano lutador, compreende ao longo de sua jornada, que apesar dos sucessivos nocautes, não há espaço para perdas. A cada round, sua própria floresta interior, começa a perfazer um caminho particular que pode levá-lo, quem sabe, à libertação ou à própria morte. Dirigido por João Marcelino, o filme é adaptação de uma peça de teatro de 2018 e teve sua estreia no Seridó Cine - Festival Audiovisual.

 

Canal Graduação Cinema e Audiovisual – UFS, com os filmes para exibição dia 25/05 às 17h: https://youtube.com/channel/UCw8qJoZKDbpwQ-3a8GlUESQ

 

Acesso ao link do Google Meet para o debate 25/05 às 19h via inscrição Sigaa/UFS

 

Contamos com a presença de todos!!


Notícia cadastrada em 24/05/2021 09:23  

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r16230-1430a575d5