UFS › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas São Cristóvão, 06 de Maio de 2021

CINEMA E AUDIOVISUAL/DCOS - São Cristóvão

 

curso  Nível  Graduação

DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL - DCOS

Notícias

Seleção de vagas para monitorias voluntárias do projeto de Monitoria para os componentes curriculares do curso de Cinema e Audiovisual da UFS 2020.2


 

 

Estão abertas as inscrições no processo seletivo para monitorias voluntárias entre os dias 09 e 15 de abril para os componentes curriculares do curso de cinema e audiovisual da UFS no ciclo de ensino remoto 2020.2. Os componentes curriculares que abriram vagas de monitoria são as disciplinas de Direção de Arte (2 vagas), Realização Audiovisual (2 vagas), Produção Audiovisual I (2 vagas), Cinema, Educação e Direitos Humanos (2 vagas), Edição em Cinema e Vídeo I (2 vagas).

Esse ano as vagas abertas são apenas para monitorias voluntárias, infelizmente, o programa não disponibilizou bolsas remuneradas.

 

Para os interessados nas vagas de monitoria é só acessar Portal do Discente>>Bolsas>>Oportunidades de Bolsas>>Tipo de Bolsa Monitoria e acessar o projeto do seu interesse para efetuar a inscrição.

Para maiores orientações é ler o edital 014/2021 da prograd (página 4, em anexo) ou ler o Manual de Inscrição do Discente.

 

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: sugiro que façam as inscrições até dia 14/04 pela manhã, visto que vamos fazer a seleção durante os dias 14 e 15/04.

 

DOS REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE NO PROGRAMA

São requisitos para o exercício da Monitoria Voluntária:

Ter sido aprovado no processo seletivo regido pelo edital;

Ter cursado e sido aprovado com no mínimo nota 6,0 nas disciplinas constantes no projeto de monitoria como obrigatórias;

Dispor de 12 horas semanais para o exercício da atividade de monitoria voluntária.

É importante saber que a atividade de monitoria não poderá ser desenvolvida concomitantemente a qualquer outra atividade de Programas da UFS ou de outros órgãos financiadores. Também se atentar para disponibilidade de horário no dia da aula da disciplina desejada!

 

Segue abaixo, descrição dos componentes cadastrados e com vagas disponíveis no curso em 2020.2 (com horários e dias das disciplinas):

 

 

COMSO0337 – REALIZAÇÃO AUDIOVISUAL - Turma: 01 (2020.2)

Disciplina prática 45h laboratorial

Professor: Cesar de Siqueira Castanha

Créditos: 4

Carga Horária: 60h                25 vagas

Horário: quintas

 

 

Plano de ação: Aquele no exercício da monitoria ficará responsável pelo gerenciamento das salas virtuais em que ocorrem as atividades síncronas, gerenciamento do fórum, acompanhamento, junto ao professor, das orientações individuais, atendimento a alunos com dificuldades na produção de atividades assíncronas.

 

Metodologia da disciplina: Esta disciplina de Realização Audiovisual será ofertada de maneira remota. E as atividades da disciplina serão distribuídas em aulas expositivas síncronas para toda a turma, encontros síncronos de orientação individual e atividades assíncronas via fórum, produção fílmica e produção textual dos estudantes. As atividades síncronas (aulas expositivas e orientações individuais) vão compor 50% da carga horária da disciplina, e as atividades assíncronas (interações em fórum, produção fílmica e produção textual, leituras de textos), outros 50% da carga horária.

 

Procedimentos de avaliação da aprendizagem: Os estudantes passarão por três avaliações. Primeiramente, serão avaliados pela relatoria dos textos indicados para as aulas teóricas que ocorrerão durante as seis primeiras semanas da disciplina; depois serão avaliados pela elaboração de um projeto de filmagem que seja adequado ao formato remoto. Ao fim da disciplina, serão enfim avaliados pela apresentação dos resultados do projeto (terceira avaliação).



COMSO0351 – PRODUÇÃO AUDIOVISUAL I - Turmas: 01 e 02

Disciplina prática 45h Laboratorial          25 vagas cada turma (50T)

Professora: Damyler Cunha

Créditos: 4

Carga Horária: 60h

Horário: terças e quartas

 

 

Plano de ação: O monitor ficará responsável pelo gerenciamento das salas virtuais em que ocorrem as atividades síncronas, gerenciamento do fórum, acompanhamento, junto ao professor, das orientações individuais, atendimento a alunos com dificuldades na produção de atividades assíncronas, produção e gerenciamento do blog no qual os estudantes produzirão seus diários de filmagem.

 

Metodologia da disciplina: A disciplina de Produção Audiovisual será ofertada de maneira remota, com as atividades da disciplina distribuídas em aulas expositivas síncronas para toda a turma, encontros síncronos de orientação individual previamente agendados e atividades assíncronas via fórum, além das atividades de produção textual dos estudantes. As atividades síncronas (aulas expositivas e orientações individuais) vão compor 50% da carga horária da disciplina, e as atividades assíncronas (interações em fórum, fruição de filmes e vídeos que discutam economia e política do audiovisual, produção textual, leituras de textos), outros 50% da carga horária.

 

Procedimentos de avaliação da aprendizagem: Os estudantes passarão por três avaliações. Primeiramente, serão avaliados pela elaboração de uma pesquisa de locação, a ser entregue na oitava semana da disciplina. Ao fim da disciplina, serão avaliados também pela criação de um mapa de produção (segunda avaliação) e pela criação de um orçamento de projeto audiovisual, além de levar em consideração a participação em sala de aula virtual via fórum, chats e encontros síncronos/assíncronos para tirar dúvidas sobre conteúdo (terceira avaliação).

 

 

COMSO0274 – CINEMA, EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS - Turma 01 (2020.2)          Disciplina prática 45h Laboratorial                      34 alunos

Professoras: Danielle Parfentieff de Noronha e Yanara Cavalcanti Galvão

Créditos: 4

Carga Horária: 60h

Horário: Segunda-feira, 13h às 17h

 

 

Plano de ação: O monitor ficará responsável pelo gerenciamento das salas virtuais em que ocorrem as atividades síncronas, gerenciamento do fórum, acompanhamento, junto às professoras, das orientações individuais para desenvolvimento dos projetos finais, atendimento a alunos com dificuldades na produção de atividades assíncronas, produção e gerenciamento do blog no qual os estudantes produzirão textos sobre os conteúdos trabalhados na disciplina e compartilharão seus projetos de mostras e/ou cineclubes.

 

Metodologia da disciplina: A disciplina Cinema, Educação e Direitos Humanos será ofertada de maneira remota, com as atividades da disciplina distribuídas em aulas expositivas síncronas para toda a turma, encontros síncronos de orientação individual previamente agendados e atividades assíncronas via fórum, além das atividades de produção textual dos estudantes. As atividades síncronas (aulas expositivas e orientações individuais) vão compor 50% da carga horária da disciplina e as atividades assíncronas (interações em fórum, desenvolvimento de projetos de mostras e/ou cineclubes, produção textual, leituras de textos) outros 50% da carga horária.

 

Procedimentos de avaliação da aprendizagem: Os estudantes passarão por três avaliações. A primeira será a produção de textos, que serão publicados no blog, sobre essa relação entre cinema, educação e direitos humanos e os conteúdos trazidos nos encontros síncronos. Entre os objetivos dessa atividade está ampliar o acesso dessa temática para fora da universidade e construir uma memória da disciplina. Depois, ao final do processo, os alunos apresentarão uma proposta de mostra e/ou cineclube que tenha como eixo norteador alguma(s) da(s) discussão(ões) que foram desenvolvidas em sala de aula, que devem incluir questões como temas, curadoria, objetivos, etc. Por fim, será avaliada a participação no fórum, blog e nos encontros síncronos.

 

COMSO0299 – DIREÇÃO DE ARTE - Turma: 01 e 02 (2020.2)

Disciplina prática 45h Laboratorial          25 alunos cada turma (50T)

Professor: Diogo Cavalcanti Velasco

Créditos: 4

Carga Horária: 60hs 

Horários: terça e quarta (13hs – 17hs)

 

 

Plano de ação: O monitor gerenciará a turma virtual, fará a intermediação entre os professores e alunos com relação a qualquer problema relacionado à plataforma. Ele será responsável por gerenciar as atividades assíncronas. Ajudará junto ao professor o aluno a executar o projeto de arte. 

 

Metodologia da disciplina: A disciplina será realizada de modo remoto. Serão realizadas aulas expositivas em primeiro momento, acompanhado de exemplos que ilustrem o conteúdo. As atividades assíncronas vão ser realizadas a cada parte do conteúdo relacionado à disciplina (Cenografia, Produção de Objetos, Figurino, Maquiagem e Paleta de Cor). As atividades síncronas (aulas expositivas e orientações individuais) vão compor 50% da carga horária da disciplina, e as atividades assíncronas (interações em fórum, fruição de filmes e vídeos que discutam os elementos da direção de arte), outros 50% da carga horária.

 

Procedimentos de avaliação da aprendizagem: As avaliações serão realizadas por meio de tais atividades e a execução de um projeto de arte para um curta-metragem em grupo, que se dará ao fim do semestre. 

 

 

COMSO0301 – EDIÇÃO EM CINEMA E VÍDEO - Turmas: 01 e 02 (2020.2)

Disciplina prática 45h laboratorial

Professor: Jean Fábio Borba Cerqueira

Créditos: 4

Carga Horária: 60h                25 vagas cada turma (50T)

Horário: Segundas e Quartas

 

 

Plano de ação: Na condição de monitor, o discente ficará responsável pelo apoio no gerenciamento das salas virtuais em que ocorrem as atividades síncronas, no gerenciamento das turmas no Google Classroom, pelo acompanhamento, junto ao professor, das orientações individuais, atendimento a alunos com dificuldades na produção de atividades assíncronas, de modo mais específico, no apoio junto à utilização de softwares de edição de vídeo, seja em Smartphones, seja em computadores pessoais, habilidade indispensável para a realização das II e III unidades da disciplina.

 

Metodologia da disciplina: A componente Edição em Cinema e Vídeo, é de natureza obrigatória, e será ofertada de maneira remota, sendo suas atividades apresentadas e distribuídas em aulas expositivas, de natureza síncrona. Também serão contemplados encontros síncronos voltados para a orientação individual e atividades assíncronas serão estimuladas a partir dos recursos disponíveis no Google Classroom com o objetivo de orientar tanto a produção fílmica (Indispensável ao exercício da edição) quanto à produção textual dos estudantes. As atividades síncronas (aulas expositivas e orientações individuais) vão compor 50% da carga horária da disciplina, e as atividades assíncronas (interações em fórum, produção fílmica e produção textual, leituras de textos etc.), outros 50% da carga horária. Em todo caso, a disciplina irá explorar uma abordagem baseada em resolução de problemas, explorando as potencialidades de aplicação prática das sinalizações decorrentes do debate teórico realizado.

 

Procedimentos de avaliação da aprendizagem: Os estudantes passarão por três avaliações. Inicialmente serão avaliados pela participação em seminários com foco em debates teóricos específicos e que irão compor a I Unidade, totalizada pelas seis primeiras semanas da disciplina. Na sequência, serão avaliados pela concepção de um projeto de gravação de um produto audiovisual compatível com o contexto de distanciamento social e também com a modalidade do ensino remoto. Por fim, a apresentação de tais produções constituirá a avaliação final da disciplina.


Notícia cadastrada em 12/04/2021 10:23  

Baixar arquivo

SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS | Telefonista/UFS (79)3194-6600 | Copyright © 2009-2021 - UFRN v3.5.16 -r14842-e542cb782b